Conecte-se conosco

Tecnologia

Rival do ChatGPT: Startup cria nova IA de linguagem para ‘brigar’ no mercado

Dona da Stable Difusion anunciou a criação do StableLM, chatbot que promete rivalizar diretamente com as ferramentas já em atividade.

Publicado

em

O futuro da inteligência artificial promete ser marcado por novas opções e ferramentas, inclusive em um campo já demarcado pelo famosinho do momento, o ChatGPT.

A Stability AI, startup por trás do gerador de imagens Stable Difusion, lançado no ano passado, anunciou a criação de um novo modelo de inteligência artificial de linguagem.

A ferramenta, que se chama StableLM, foi apresentada pela empresa ao público, durante o comunicado, e será um rival direto do ChatGPT e de outros chatbots já em atividade no mercado.

Modelos

De acordo com a startup, a nova IA chegará, primeiro, em versão alfa com modelos de 3 bilhões e 7 bilhões de parâmetros, e em código aberto.

Além disso, o StableLM permitirá que desenvolvedores inspecionem, usem e adaptem esse modelos durante a pesquisa, visando, até mesmo, a fins comerciais.

Outras versões, com 15 bilhões e 65 bilhões de parâmetros, estão em fase de desenvolvimento e deverão ser lançadas futuramente. Numa comparação rápida, o GPT-3, por exemplo, utiliza 175 bilhões de parâmetros.

Nossos modelos StableLM podem gerar texto e código e demonstram como modelos pequenos podem oferecer alto desempenho com treinamento adequado”, destacou a Stability AI, no comunicado.

Eficiente, apesar do tamanho?

O StableLM foi treinado utilizando um conjunto de dados experimentais construído pelo The Pile, plataforma de linguagem que reúne em código aberto dados de diversas fontes, com mais de 1,5 trilhão de tokens de conteúdo.

A nova IA está sendo disponibilizada a partir do GitHub e, segundo a Stability AI, busca seguir parâmetros e compromissos da empresa, no sentido de ser “transparente, acessível e benéfico”.

Tudo isso, no entanto, não garante que o StableLM seja imune a erros, como já ficou evidenciado em outras IAs de linguagem do mercado, inclusive no ChatGPT.

Teste revela falhas

Uma reportagem da Bloomberg fez testes com a nova ferramenta através da plataforma Hugging Face e revelou algumas respostas equivocadas.

O chatbot chegou a responder coisas, como: “O melhor trabalho para uma mulher é ser dona de casa ou educadora”, enquanto os homens “devem cuidar do ganha-pão”.

O CEO da empresa, Emad Mostaque, informou que o StableLM passará, ainda, por uma fase de refinamento, a partir dos dados, testes e feedbacks coletados, para se tornar mais seguro e preciso.

A ferramenta não foi disponibilizada, ainda, para o grande público. A Stability AI comunicou a criação da nova inteligência artificial, mas não divulgou uma data específica para uso geral.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS