Conecte-se conosco

Mundo

“Rotinas de nutrição”: a criação de filhos fortes e resilientes, segundo especialistas

Como tornar a rotina de nutrição das crianças em algo que os torne mais fortes e resilientes? Saiba como construir uma vida infantil nutritiva.

Publicado

em

Resiliência é a capacidade que o ser humano tem de enfrentar um desafio na vida e a capacidade de renovar-se cada vez mais em busca do crescimento e do sucesso. O processo de resiliência pode fazer parte da vida entre pais e filhos.

Estudos mostram uma determinada influência surpreendente acerca de princípios que a rotina de nutrição que cercam a idade jovem. Estrutura e rituais entre as famílias possibilitam às crianças a gerir a si mesma e ao ambiente em que vive.

Rotinas de nutrição e a construção da resiliência nas crianças

Os sentimentos de conforto e segurança são gerados nas crianças que possuem uma rotina de horários sem ao menos que elas tenham noção disso. Dessa forma, as crianças são ensinadas a manter uma boa relação consigo mesma e a enfrentar algo inesperado que possa estar por vir, baseando-se no princípio da resiliência.

Uma rotina de carinho, proteção com coisas semelhantes no dia a dia: uma coberta confortável, um ursinho de pelúcia que é capaz de proporcionar um ambiente tranquilo, agradável e amoroso para que a criança se sinta à vontade em explorar seus sentimentos de facilidade ou dificuldade.

À medida em que esse ambiente sem supervisão começa a fazer parte da rotina dos seus filhos, as crianças ficarão cada vez mais confiantes.

A criança pode ter uma rotina que estimule os comportamentos saudáveis: escovar os dentes, conversar sobre o dia a dia, um lanche vegetariano que seja capaz de promover uma dieta regada de nutrição.

Dicas para manter e criar rotinas para as crianças

1. Incentivo ao diálogo durante o dia

As crianças aprendem com seus maiores tutores o sentido da comunicação e criam o seu próprio “discurso particular”. Estímulos e perguntas que o incentivem podem demonstrar apoio emocional e interesse pelo que a criança pensa.

2. Explique a importância de se criar uma rotina

Explicar os motivos pelos quais precisam fazer as mesmas coisas todos os dias ajuda as crianças a entenderem o impacto positivo de estar num ambiente tranquilo e regrado ao completar todas as tarefas propostas para o dia.

O estímulo acontece ao praticar habilidades linguísticas ao conversar e entender a importância que certas ações carregam.

3. Consistência

A resiliência não pode ser adquirida da noite para o dia. As crianças precisam ser sempre lembradas de como cada habilidade desenvolvida é importante, então vale a pena começar e ser consistente.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS