Agronegócio
Sabor fresco do jardim: conheça as plantas que darão um toque especial aos seus pratos
Já pensou em dar um toque de requinte aos seus pratos utilizando flores? Aqui, iremos te dar 3 opções para brilhar na cozinha!
Se você cozinha todos os dias ou com alguma frequência, pode ser que já tenha passado por uma fase em que nenhum prato parece te agradar mais. Existem algumas maneiras de fugir desse marasmo culinário, e uma delas é implementar seus pratos com flores.
Utilizando plantas e flores em suas receitas, é possível trazer um toque de requinte, beleza, aroma e sabor aos seus pratos. Esses ingredientes podem servir como decorações, temperos, acompanhamentos e até mesmo como pratos principais.
Por meio dessa adição, é possível adicionar aromas, texturas e belas cores às receitas, tudo isso acompanhado de benefícios para a saúde. Isso porque grande parte das flores comestíveis são ricas em minerais, vitaminas, fibras e antioxidantes.
Assim sendo, se você deseja inovar na cozinha, surpreendendo a si, as pessoas que moram com você e os seus convidados, confira abaixo cinco ideias de flores comestíveis que prometem inovar seus pratos.
Flores que podem ser utilizadas na culinária
Crisântemo
Imagem: Dudaeva / Shutterstock
O crisântemo promete te surpreender em suas receitas, podendo ser comido cru ou até mesmo como parte de uma salada com suco de laranja, além da opção de preparar bebidas com essa belíssima flor.
Flor de jerimum (também conhecida como Calabaza)
Imagem: Shaiith / Shutterstock
Essa é uma flor extremamente versátil, com aroma e sabor bastante característicos. É possível utilizar a flor de jerimum frita ou recheada com queijo, ou carne, além de ensopados com arroz, peixe, cremes ou ainda como massas, panquecas e bolos recheados.
Beijinho
Imagem: MarlisGrandi / Shutterstock
As flores beijinho podem ser utilizadas de maneiras similares as crisântemo, também podendo ser ingerida combinada com saladas bem temperadas, preparando bebidas à base da flor ou até mesmo sendo cruas como um complemento de sabor, aroma, cores e beleza para o prato.
Outras dicas
Para utilizar as flores, é preciso estar atento ao manuseio e na higienização das plantas. A dica é lavá-las e deixá-las por 15 minutos em um banho de água com água sanitária ou hipoclorito de sódio, sendo 1 colher de sopa do sanitizante escolhido para cada litro de água, enxaguando com água corrente.
Por fim, inicialmente não há nenhuma restrição em relação à ingestão dessas flores, tirando os casos em que a pessoa possui alguma espécie de intolerância gastrointestinal ou até mesmo alergia ao pólen presente nesses alimentos.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira10 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia21 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção