Conecte-se conosco

Agronegócio

Safra de soja deve atingir 21 milhões de toneladas no Paraná

Volume é considerado recorde no Estado, segundo Deral

Publicado

em

A maior safra da história do Paraná foi colhida em 2019/20. Mas a projeção de safra da oleaginosa em 2021/22 pode ser ainda maior. É que afirma o Departamento de Economia Rural (Deral).

Nesta quinta-feira, o Estado elevou sua projeção de safra para um recorde de 20,985 milhões de toneladas em 2021/22. Na última temporada, o volume registrado foi de 20,7 milhões de toneladas. A previsão aponta aumento de 6% na comparação com o ciclo passado, em razão das alterações climáticas.

Segundo informou o economista Marcelo Garrido, à Reuters, “no geral, a safra está muito boa, teve correção de área para cima, acabou aumentando a produção. Se confirmar essa estimativa de quase 21 milhões, vai ser recorde. É cedo para falar ainda, a safra está no início, mas é perspectiva boa no momento”.

Ao todo, a área plantada de soja chega a 5,63 milhões de hectares e, ainda de acordo com o economista, 95% das áreas estão em condições boas. “Tivemos alguns problema de seca no plantio e excesso de chuva. Agora algumas regiões precisam de chuva, mas de forma geral é perspectiva boa”, acrescentou.

No início desta semana, o Deral informou que a semeadura de soja 2021/22 havia alcançado 97% da área projetada.

Para o milho, a área projetada chegou a 430 mil hectares, avanço de 15% sobre o ciclo anterior. A produção do cereal deve aumentar 35%, o que equivale a um total de 4,19 milhões de toneladas.

Para o trigo, o Deral estima que a safra 2021, deva atingir 3,21 milhões de toneladas, 1% maior que o do ciclo anterior.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS