Conecte-se conosco

Investimentos

Saiba a diferença entre operar comprado ou vendido na Bolsa

Investimentos na renda variável podem operar seguindo duas estratégias distintas, esperando valorização ou desvalorização do ativo.

Publicado

em

O mercado financeiro possui vocabulário próprio, com siglas e jargões específicos. No entanto, as pessoas não íntimas do campo podem ter dúvidas sobre alguns termos. Um exemplo disso são as expressões operar “comprado” ou “vendido” na Bolsa de Valores, que detalharemos mais a seguir.

De antemão, ambas se referem a operações e investimentos em renda variável, que englobam ações, opções, moedas estrangeiras, mercado futuro, índice etc. Sendo assim, as expressões apontam o que o investidor aguarda do mercado na operação realizada. 

Desse modo, operar “vendido” representa uma aplicação na renda variável esperando que o ativo caia e desvalorize. Por outro lado, operar “comprado” significa o oposto, a esperança é que o ativo valorize. No entanto, tanto a valorização quanto a desvalorização aguardadas são a partir do valor de entrada do ativo e possuem como objetivo o lucro. 

A perspectiva de quem opera vendido é a de que com a desvalorização ou queda do ativo, seja possível lucrar. Ou seja, a intenção é vender um ativo a certo preço com a intenção que ele desvalorize. Assim, quando a posição encerrar, será possível recomprá-lo com cotação inferior. Inclusive, a estratégia é muito usada por quem realiza day trade – operações de compra e venda em curto prazo.

Já a estratégia de operar comprado é a mais popular entre os investidores. Em síntese, é quando se compra um ativo confiante de sua valorização, tendo um preço de venda superior ao da compra do ativo.  

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS