Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Saiba agora as doenças que podem garantir sua aposentadoria pelo INSS e proteja seu futuro!

Algumas doenças são mais propensas a garantir a aposentadoria por invalidez! Veja como funciona a solicitação no INSS.

Publicado

em

invalidez

A aposentadoria por invalidez é um direito garantido aos trabalhadores que se encontram impossibilitados de realizar suas atividades de trabalho devido à uma incapacidade permanente ou temporária. Isso pode acontecer por conta de acidente ou doença, desde que possa ser comprovada.

Embora não exija uma doença específica, é preciso cumprir alguns requisitos para ter acesso ao benefício, como a análise dessa incapacidade por meio de uma perícia médica do INSS. Para isso, o segurado deve ter uma carência mínima de 12 meses de contribuição.

Para ter direito a este benefício, basta que o trabalhador contribua com a Previdência Social, independentemente de sua função ou tipo de registro.

Dentre as enfermidades reconhecidas pelo INSS para a concessão da aposentadoria por invalidez, estão a tuberculose ativa, hanseníase, transtorno mental grave, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondilite anquilosante.

Além destas, ainda temos a nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids), contaminação por radiação, hepatopatia grave e esclerose múltipla.

Outras doenças estão ganhando espaço nessa lista com o avanço da medicina, como a depressão, por exemplo, que dá direito ao benefício, mas sua gravidade é levada em consideração.

Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho revelam que, em 2020, houve um aumento de 26% nos afastamentos do trabalho em função de transtornos mentais no Brasil, totalizando mais de 576 mil afastamentos. Já em 2021, este número caiu para 200 mil.

Para solicitar a aposentadoria por invalidez, é necessário apresentar documentos de identificação, comprovante de residência, carteira de trabalho e documentos médicos que comprovem a condição e o comprovante de contribuição.

Em seguida, o trabalhador deve passar por uma perícia médica realizada por um perito do INSS, que verá se as condições do segurado estão de acordo com as regras da aposentadoria.

Em casos que não se encaixam na aposentadoria por invalidez, é possível receber o auxílio doença, que garante segurança financeira até que o trabalhador melhore de sua condição e possa voltar ao trabalho.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS