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Saiba como evitar o corte do seu benefício do INSS

Ampla revisão nos benefícios concedidos pelo INSS coloca em risco aposentadorias, auxílios e pensões.

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O Ministério do Trabalho e Previdência anunciou no mês de setembro que será realizada uma ampla revisão nos benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, aqueles que possuem aposentadorias, auxílios e pensões correm o risco de terem seus benefícios cancelados.

De acordo com o Diário Oficial da União (DOU), os cidadãos irão receber uma convocação por correspondência, mensagem de texto (SMS), avisos no aplicativo ”Meu INSS” ou no site, para confirmar se ainda necessitam dos pagamentos realizados pela instituição.

Após notificados, haverá um prazo de 30 dias para apresentarem as suas defesas e a comprovarem as suas condições, passando por uma avaliação realizada por perícia médica.

Esse procedimento irá afetar principalmente aqueles que possuem Benefício de Prestação Continuada (BPC), tal como os que recebem aposentadoria por invalidez e auxílio-doença (benefício por incapacidade), visto que nesses casos podem ocorrer mudanças na condição de saúde do beneficiado, tornando-o apto para retornar ao trabalho.

Quanto aos idosos e pessoas portadoras de deficiências que possuem BPC, serão convocados apenas aqueles que não passaram por nenhuma perícia há mais de dois anos.

Para os que possuem benefício por incapacidade, o pente-fino será realizado apenas com aqueles que não passaram por perícia nos últimos seis meses, incluindo beneficiários que não possuem data para reabilitação ou não receberam alta médica.

Para evitar a perda do benefício, o cidadão deve responder ao INSS quando convocado, apresentando toda a documentação necessária no prazo definido pela instituição.

Cabe ao beneficiário reunir e apresentar toda a documentação necessária para atestar a sua condição, como exames, comprovantes, laudos, receitas, entre outros.

Caso o segurado deixe de apresentar a sua defesa por qualquer que seja o motivo, terá o seu benefício suspendido por 30 dias e corre o risco de tê-lo cancelado. Há a possibilidade do INSS constatar a ausência de algum documento necessário no processo de concessão do benefício.

Diante disso, o segurado deve enviar o documento requerido pelo site ‘‘meu.inss.gov.br’’ ou no aplicativo da plataforma, através do anexo de documentos na opção “atualização de dados de benefício”.

Os beneficiários que precisam realizar nova perícia ou não possuem internet podem ligar para o telefone 135 e agendar atendimento.

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