Economia
Saiba como se cadastrar no Cadastro Único para receber os benefícios oferecidos pelo governo
O Cadastro Único é um banco de dados do Governo Federal, utilizado para conceder diversos benefícios sociais. Saiba como se cadastrar.
Para conseguir receber diversos dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como o Bolsa Família e o Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Esse é um banco de dados que reúne informações sobre famílias de baixa renda, por isso é utilizado para identificar o público-alvo de programas sociais.
Aqueles que são cadastrados no CadÚnico podem ser elegíveis a diversos auxílios, incluindo crédito em dinheiro, descontos em tarifas, passagens de ônibus gratuitas e outros.
Um exemplo de benefício oferecido a quem está inscrito é o Auxílio Aluguel, dedicado a cidadãos em situação de vulnerabilidade que precisam de ajuda para pagar o aluguel ou despesas relacionadas a moradia.
O Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do país, também só pode ser solicitado por aqueles que fazem parte do Cadastro Único. Quem é inscrito ainda pode receber descontos na conta de luz com a Tarifa Social de Energia Elétrica, crédito para compra do gás de cozinha com o Auxílio Gás, descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e muito mais.
Outra vantagem é participar do Minha Casa Minha Vida, um programa habitacional que oferece subsídios e condições especiais para brasileiros que sonham em ter um imóvel próprio.
Como se cadastrar?
Para ter acesso às vantagens do CadÚnico, é necessário cumprir alguns requisitos. Veja quais são:
- Ter renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo;
- Ter renda acima dessa, mas estar vinculado ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.
O responsável pela família, de preferência uma mulher com idade acima de 16 anos, deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou a área responsável pela assistência social de seu município para se inscrever. É necessário apresentar documentos pessoais de todos os membros da unidade familiar, além de comprovante de renda e de residência.
Depois de passar por uma entrevista e ser aprovado, o cidadão receberá um Número de Identificação Social (NIS). É com base nessa numeração que ele poderá consultar seus pagamentos.
É importante manter os seus dados atualizados no CadÚnico a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança importante. Caso contrário, o beneficiário corre o risco de ser excluído dos programas do qual faz parte.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio10 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças17 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer