Curiosidades
Sal no café: a nova tendência para quem ama café
Um fenômeno curioso pode ser encontrado na internet e intriga muita gente. Cada vez mais vemos vídeos de pessoas simplesmente colocando sal no café, e isso causa curiosidade e até mesmo repulsa em alguns internautas de paladar mais sensível.
Porém, engana-se quem acha que essa é uma tendência criada recentemente. Alguns estudos datados do ano de 1997, publicados pela famosa revista Nature, já apontavam para a capacidade que o sal tem de suprimir o amargor de alimentos sólidos e bebidas.
O referente estudo é de autoria de P. Breslin e G. Beauchamp e consegue demonstrar que o sal é mais eficaz em diminuir o gosto amargo do que o açúcar, que é tão mais popular neste quesito. Um fato surpreendente, não acha?
Segundo os pesquisadores:
“O desejo de incluir NaCl (cloreto de sódio, o sal de cozinha) e outros sais em alimentos tão diversos quanto vegetais, alimentos gordurosos e carnes pode ser causado em parte pela sua capacidade de suprimir sabores desagradáveis. Isso pode explicar por que é difícil produzir alimentos com baixo teor de sódio.”
Afinal, como usar sal no café da maneira correta?
De acordo com Alton Brown, chef de cozinha e apresentador de um programa culinário, utilizar o sal é altamente recomendado, e nas suas redes sociais ele ainda passa uma receita simples e inédita de como fazer isso.
Segundo o profissional, utilizar um quarto de colher de chá de sal kosher (uma variedade sem adição de iodo) para 6 colheres de pó de café é perfeito para fazer a pessoa ter uma experiência sensorial única na sua degustação.
Porém, existem também algumas receitas que indicam que o melhor a se fazer é preparar o café primeiro e só depois adicionar uma pitada de sal diretamente na xícara ou caneca. Além disso, não se deve usar água muito quente para fazer a bebida, pois isso acaba aumentando o amargor presente nela.
No entanto, médicos afirmam ser bom não exagerar na quantidade de sal, uma vez que, assim como o açúcar, ele pode ser prejudicial para a saúde se consumido em quantidades excessivas. Inclusive, diversas pesquisas já comprovaram que quem ingere muito sal possui maiores riscos de ter um AVC, pressão alta e problemas renais.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), portanto, recomenda que uma pessoa saudável deve ingerir somente 2 gramas por dia do produto, para evitar problemas de saúde graves.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio9 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Finanças16 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer