Conecte-se conosco

Agronegócio

Sapatinho-de-judia: aprenda a cultivar essa plantinha exótica

Saiba como plantar essa planta muito utilizada em pergolados.

Publicado

em

De nome científico Tunkergia mysorensis, a sapatinho-de-judia é simples de cultivar e não requer atenção especial para prosperar e se manter saudável.

Leia mais: Saiba como cuidar e usar a planta jiboia na sua decoração

O nome peculiar vem do formato característico das flores dessa espécie, que fica ainda mais cativante em combinação com seus tons de amarelo e vermelho. Por isso, hoje vamos mostrar um pouco mais sobre como plantar e cultivar essa plantinha exótica. Confira!

Como cultivar a sapatinho-de-judia

O primeiro passo é escolher o local ideal para o cultivo desta espécie. Como mencionado anteriormente, pergolados e muros são ideais para o cultivo do sapatinho-de-judia, por se tratar de uma trepadeira, além de completar a decoração do ambiente.

Com o local definido, o segundo passo é iniciar o plantio. Para cultivar essa espécie, são utilizados dois métodos, sendo eles por semente ou através de mudas por estaquia.

Caso você queira realizar o plantio através do segundo método, basta retirar ramos saudáveis e desenvolvidos de uma plantinha adulta, junto com suas raízes, e replantar no novo lugar.

Solo e substrato

A sapatinho-de-judia se desenvolve bem em substratos férteis e bem drenados, entretanto não tolera solos encharcados. Dessa forma, prefira solos areno-argilosos. Caso for cultivar essa espécie em vasos, prepare o recipiente com uma boa camada de escoamento para a água.

Uma boa dica é investir em adubos orgânicos durante o preparo do substrato para que sua muda garanta um bom enraizamento.

Temperatura

Nativa de climas tropicais, a sapatinho-de-judia é uma espécie que se desenvolve bem em temperaturas amenas e não suporta geadas ou ventos fortes.

O ideal é que ela se desenvolva em um ambiente de meia sombra, entretanto, durante o inverno, você pode posicionar a sapatinho-de-judia sob sol pleno.

Rega

Já em relação à rega, essa espécie não precisa de grandes quantidades de água para sobreviver. Molhas a planta duas vezes por semana já é o suficiente, e lembre-se de não exagerar.

Agora que você sabe como realizar o plantio da sapatinho-de-judia, que tal iniciar o seu próprio cultivo?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS