Saúde
Saúde alerta: calçados externos em casa podem trazer sérios riscos!
Mais do que uma mania ou hábito cultural, tirar os sapatos que utilizou na rua quando entrar em casa é uma questão de saúde. Entenda.
Para alguns, tirar o sapato quando se entra no seu lar é uma frescura, afinal, qual o problema de andar com esses calçados dentro da sua casa? Nem vai sujar o chão!
Muitas vezes, o problema nem mesmo está na sujeira visível, mas sim naquela que os olhos não veem. As bactérias que seus sapatos levam da rua até dentro da sua casa.
Para muitos é uma mania ou até mesmo um hábito cultural. No entanto, todos deveriam retirar seus calçados ao entrar em sua própria casa ou na dos outros.
Você sabia que diversas doenças podem ser evitadas adquirindo o simples hábito de retirar seus sapatos quando chega em casa? Isso porque os sapatos podem carregar com sigo diversas sujeiras, algumas que nem mesmo somos capazes de enxergar a olho nu.
Um estudo feito pela Universidade do Arizona, mostrou que em apenas um par de sapatos foram encontradas mais de 420 mil bactérias. Esse número é exorbitante.
Entre as encontradas é possível listar, Klebsiella pneumoniae, E. coli e, para o nojo de muitos, até mesmo bactérias fecais. Dessa maneira, quando você entra dentro do seu lar de sapatos, está permitindo que milhares de bactérias se espalhem pela sua residência.
Isso pode fazer mal à saúde de pessoas que possuem o sistema imunológico comprometido, crianças que gostam de brincar no chão e até mesmo seus animais de estimação, que após passear pela casa podem levar as bactérias para a sua cama.
Por isso é de extrema importância começar a inserir no seu dia a dia o simples hábito de deixar seus sapatos na porta. Diversas mudanças foram inseridas na nossa vida depois da pandemia da covid-19, como, por exemplo, lavar as mãos com frequência, o uso de álcool em gel, entre outras práticas.
Essa é apenas mais uma mudança que leva em consideração a saúde de todos os moradores da residência. Para tornar esse hábito mais fácil, pode ser colocado na porta de entrada um carpete, uma sapateira para guardar os calçados e até mesmo um banquinho dobrável para deixar o ato mais confortável.
E você é alguém que não gosta de ficar descalço, uma alternativa é aderir a sapatos de uso exclusivo para dentro de casa, como pantufas, chinelos ou até mesmo meias.

-
Artigos1 dia atrás
Para quem fica a herança de um solteiro que não teve filhos?
-
Saúde1 dia atrás
Abstinência pura! Saiba o que acontece no corpo de quem abandona o açúcar
-
Tecnologia1 dia atrás
Saiba como evitar as ‘ligações mudas’ de telemarketing invasivo
-
Política2 dias atrás
Você sabia que o idioma oficial dos Estados Unidos NÃO era o inglês?
-
Economia6 horas atrás
Homem de 67 anos perde aposentadoria por mero detalhe e caso repercute
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
‘Ghosting’ no trabalho é nova tendência entre jovens da geração Z
-
Bancos2 dias atrás
Quais bancos oferecem tag de pedágio gratuita aos clientes?
-
Economia2 dias atrás
Qual país tem a maior reserva de ouro do mundo? Confira o top 5