Conecte-se conosco

Saúde

Saúde engarrafada? Descubra se as bebidas vegetais são mesmo saudáveis

Vegetais batidos vêm ganhando fama como fontes de proteínas e vitaminas, mas será que elas valem por refeições e podem ajudar a emagrecer?

Publicado

em

As bebidas vegetais têm ganhado muito espaço como bebidas saudáveis e sendo mais consumidas na busca por uma alimentação de melhor qualidade. Mas essa informação de que as bebidas vegetais são mais saudáveis pode ser enganosa.

Geralmente produzidas pela adição de água a alimentos como frutas secas trituradas, não tem a mesma quantidade de nutrientes que o leite de vaca. O leite de vaca possui todos os aminoácidos essenciais através de proteínas de alto valor biológico.

Além disso, algumas dessas bebidas vegetais possuem uma adição de açúcar muito elevada, enquanto no leite comum encontra-se apenas a lactose, açúcar natural do alimento.

Dessa forma, o valor comercial das bebidas vegetais muito acima do valor praticado na venda de leite de vaca não caracteriza uma maior qualidade nutricional, nem mesmo uma alimentação mais saudável.

Bebidas de soja, de aveia ou de coco, por exemplo, são sabores comumente encontrados para essas bebidas, mas geralmente sabores artificiais. Essas bebidas podem ser utilizadas na produção de diversas receitas culinárias, além de bebidas puras, ao natural ou aquecidas, ou acompanhadas de frutas e cereais.

É sempre bom se atentar aos ingredientes utilizados na produção da bebida a ser escolhida na hora de escolher qual opção comprar. Quanto menor o número de ingredientes, melhor. Se possível, apenas a água além do ingrediente principal de sua composição.

Para a nutricionista Ana Rita Lopes, opte por bebidas enriquecidas com vitaminas e minerais, visto que possuem pouco desses nutrientes em sua composição, e sem a adição de açúcar, que pode, em longo prazo, aumentar a chance de problemas de saúde graves, como AVC, acidente vascular cerebral e problemas cardiovasculares.

É sempre importante lembrar que a dieta deve ser acompanhada por um profissional nutricionista e a visita constante a um médico pode prevenir problemas causados pela alteração na dieta e até mesmo sugerir mudanças mais saudáveis.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS