Carreira
Se você é chefe, evite estas 4 atitudes no ambiente de trabalho
Um bom líder sabe conduzir sua equipe de forma empática e respeitosa, e ao mesmo tempo firme. Veja o que difere disso nos comportamentos que listamos aqui.
Estar à frente de uma empresa não é uma tarefa fácil, pois todo comportamento tomado serve de influência para seus funcionários. Além disso, algumas atitudes enquanto conduz uma equipe são extremamente importantes, como empatia, respeito, pulso firme e parceria.
Saber identificar as competências de seus colaboradores e designar a eles as melhores funções, além de auxiliar para que sempre possam evoluir dentro e fora da empresa é uma característica de um bom líder.
Além disso, um chefe que saiba conectar as pessoas que trabalham em sua empresa, que aposta em diversidade de ideias e busca resultados inovadores sempre terá um bom sucesso com sua equipe.
4 comportamentos que um chefe não deve ter
Foi pensando nessas atitudes que ajudam o gerenciamento da empresa que resolvemos trazer algumas atitudes que prejudicam um chefe na hora de liderar. Se você estiver fazendo alguma delas, melhor repensar o comportamento.
1 – Não aceitar feedbacks sinceros
Ouvir a opinião dos funcionários é muito importante para construir um ambiente de trabalho agradável e mais produtivo. Se você não dá espaço para seus funcionários se expressarem e darem feedbacks sinceros, provavelmente sua empresa uma hora vai decair.
Isso porque as tensões da empresa precisam ser resolvidas, para que se possa encontrar um caminho de construção e crescimento. Evitar esse tipo de opinião diferente só vai atrasar o desenvolvimento.
2 – Achar que é melhor que os funcionários
Sem sua equipe você não é ninguém, lembre-se disso. Um bom líder precisa trabalhar junto com sua equipe, falar a mesma língua e promover um crescimento mútuo. Se você pensar apenas no seu sucesso e deixar o desenvolvimento dos funcionários de lado, sua empresa continuará estagnada junto a eles.
3 – Ter um time padrão
A diversidade no ambiente de trabalho é a coisa mais rica que um gestor pode investir. É com a diferença e o conflito de ideias que a empresa muda. Se todos pensarem igual, provavelmente a empresa nunca terá inovação.
Uma equipe diversa pode ser um desafio, pois com a divergência de opiniões pode ocorrer alguns conflitos. Mas se você conseguir acolher estas diferenças e ouvir o que elas podem gerar no ambiente de trabalho, o crescimento é garantido.
4 – Reprimir o erro dos colaboradores
Diante da inovação é muito comum o erro, e é assim que se encontram soluções diversas. Você também está sujeito a errar, e muitas vezes você pode aprender muito com seus funcionários.
Então, antes de reprimir alguém por seu erro, tente tirar uma lição disso e ensine o caminho com mais calma e empatia.
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