Conecte-se conosco

Curiosidades

Se você está prestes a tirar férias, saiba como será o clima este mês

Um fator decisivo para quem vai aproveitar as férias de dezembro é o clima, principalmente para aqueles que querem visitar o litoral.

Publicado

em

O final de ano chegou, e junto a ele vem as férias de diversos trabalhadores e estudantes. Para aqueles que querem aproveitar ao máximo o tempo de descanso, um fator importante é o clima, principalmente quando se pensa em atividades ao ar livre, viajando ou curtindo o litoral.

É preciso ter em mente o grande volume de chuvas que atingiu o país no mês de novembro e ponderar se elas continuarão em dezembro. Vale ressaltar que o clima sofre influência do comportamento do La Niña, e também de outros fenômenos climáticos. Saiba a seguir como será o clima em dezembro.

Quais são os fenômenos climáticos que devemos nos preocupar?

Ao longo de novembro pôde ser observada a influência do fenômeno La Niña no clima das regiões Norte e Nordeste, e o mesmo deve acontecer em dezembro.

O La Niña é responsável pela queda de temperatura na região do Oceano Pacífico Equatorial. A princípio, sua influência no clima brasileiro se manterá no Norte e Nordeste, não afetando a região Centro-Sul.

Outra condição que influência no clima do país neste mês de dezembro é o aquecimento do Atlântico Sul, que também contribui para uma maior precipitação na região do litoral.

O mesmo vale para as regiões Sul e Sudeste. No entanto, outros sistemas meteorológicos podem influenciar nas chuvas dessas regiões.

Clima em dezembro

O que devemos esperar para o clima do último mês do ano são temperaturas abaixo da média no Nordeste e no Norte do país. Também são esperadas temperaturas mais baixas na região Centro-Norte.

Já no Sul, os termômetros ficam um pouco acima da média, principalmente no Rio Grande do Sul.

Chuvas são esperadas nas regiões Nordeste e Norte, e também há possibilidade de chuvas na região Amazônica e no Sudeste, porém mantendo-se dentro da média.

Para quem reside ou visitará estados do Sudeste, espera-se que as temperaturas subam nas próximas semanas, chegando próximo da normalidade.

No Sul, Sudeste e Centro-Oeste deve haver uma diminuição no volume das chuvas e o calor deve ficar um pouco mais em evidência neste último mês do ano.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS