Automobilística
Sedãs econômicos: Rodando mais com menos gasolina – Mito ou Verdade?
Muita gente fala que os automóveis sedãs podem rodar mais e consumir menos gasolina, mas será que isso é realmente verdade, ou apenas outra fake news?
Os sedãs são automóveis conhecidos pelos grandes porta-malas que possuem, ideais para quem preza por bastante espaço e conforto. Portanto, pode-se dizer que são modelos mais pesados, mas isso não afeta em nada a sua qualidade.
Inclusive, diversos motoristas revelam que esses “grandões” são melhores do que muitos compactos. Porém, tal afirmação acaba gerando diversas dúvidas na cabeça de muita gente.
Afinal de contas, como um carro grande pode causar menos problemas e gastos do que uma opção menor? Descobrimos a seguir!
Crédito: November27/Shutterstock
Como o sedã consegue possuir tantas vantagens?
Cada tipo de veículo tem suas particularidades, isso inclui pontos fortes e fracos. Então, consequentemente, existem diversos modelos de sedãs e nem todos terão um funcionamento melhor que os seus pares de tamanho mais modesto.
Mas o que geralmente acontece é que quando está rodando pelas ruas ou estradas, o sedã acaba recebendo o ar na sua estrutura de maneira mais consistente. Coisa que os compactos são incapazes de fazer, devido às suas estruturas menores, acumulando bolsões de ar nas partes traseiras.
Tal efeito age como um tipo de frenagem ou efeito pára-quedas, ocasionando uma redução involuntária da velocidade do carro, devido ao peso-extra. Entretanto, a diferença só fica evidente de forma mais explícita em grandes velocidades, geralmente acima de 50 km/h.
Assim, é por essa razão que modelos que contam com versões sedãs e compactas possuem uma diferença no consumo de gasolina, mesmo utilizando motores idênticos. Lembrando que, quanto mais peso você carrega, mais gasolina o motor tem que queimar para proporcionar potência para a máquina.
Botando os cálculos na ponta do lápis, até que a diferença pode não ser muita a princípio, mas para pessoas que viajam constantemente a trabalho, o valor pode pesar no orçamento ao final do mês.
Assim, antes de comprar um carro, é necessário realmente pensar se o modelo em questão realmente atende às suas necessidades.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%