Conecte-se conosco

Saúde

Surpresa no cardápio! Você conhece os segredos escondidos no óleo da lata de sardinha?

Aqui, vamos explicar exatamente qual é o melhor destino do óleo que vem nos enlatados de sardinha.

Publicado

em

A sardinha é uma grande aliada na alimentação saudável devido à presença de ômega 3. Ela é rica em uma gordura saudável com propriedades anti-inflamatórias, que podem auxiliar no controle dos níveis de colesterol e glicemia.

No entanto, ao abrir uma lata de sardinha, você provavelmente notará que o recipiente de alumínio está cheio de óleo. Há quem goste desse líquido e acaba comendo, inserindo em receitas, temperando até mesmo saladas, mas tem gente que prefere descartá-lo.

E é aí é que entra a questão: É saudável consumir esse óleo? Entenda agora as questões ao redor dessa dúvida.

Afinal, devemos comer ou jogar fora esse óleo da sardinha?

Apesar de não parecer um bom alimento, o óleo da sardinha pode ser ingerido normalmente sem representar riscos à saúde. Mas lembre-se: há um detalhe muito importante, já que ele pode sim ser consumido com moderação.

Isso porque, graças o período de conserva, o óleo absorve quantidades significativas de ômega 3 e outros micronutrientes, como o ácido eicosapentaenoico e o ácido docosahexaenoico, componentes benéficos para o funcionamento adequado do organismo. O problema é que, ingerido em excesso, pode fazer mal.

Por conseguinte, é importante ressaltar que o óleo da lata de sardinha contém níveis elevados de sódio. Portanto, é fundamental consumi-lo com cautela e evitar que seja parte recorrente do seu alimento. Dessa forma, você poderá aproveitar os benefícios do ômega 3 sem causar problemas como retenção de líquidos e aumento do colesterol.

Agora, para pessoas com hipertensão arterial e aquelas que precisam controlar a ingestão de sal, a sardinha enlatada não é a melhor escolha. A água presente na lata é geralmente uma solução que contém muito sal, transformando o ingrediente, que originalmente possui baixo teor de sódio, em um alimento com níveis excessivos dessa substância.

Então, para aqueles que tem problema de hipertensão, é bom evitar o consumo desse líquido. Tirando essa contra indicação, você está livre para comer o óleo da sardinha, mas em níveis moderados. Não se esqueça!

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS