Conecte-se conosco

Mundo

Segredos obscuros: A Indonésia e sua conexão amaldiçoada com a natureza!

O vulcão Anak Krakatoa entrou em erupção recentemente. Entenda por que a Indonésia é considerada amaldiçoada pela natureza.

Publicado

em

Os vulcões são fenômenos naturais verdadeiramente incríveis, capazes de demonstrar toda a força e a beleza da Terra. Eles são formados por aberturas na crosta terrestre por onde saem lava, cinzas e gases.

Existem diversos tipos de vulcões, alguns de escudo, outros de cone de cinza e também os de cone composto. Cada um deles tem características e peculiaridades únicas, como forma, tamanho e atividade.

Alguns desses fenômenos são bastante conhecidos e temidos por suas erupções espetaculares, capazes de aterrorizar e impressionar pela beleza simultaneamente. Inclusive, é esse o caso do vulcão que iremos abordar logo abaixo.

Anak Krakatoa, o pesadelo da Indonésia

Crédito: Deni_Sugandi / Shutterstock

O vulcão Anak Krakatoa pode ser considerado um dos mais impressionantes do mundo. Inclusive, até mesmo seu surgimento é incrível, já que ele se encontra no mesmo local onde o Krakatoa explodiu em 1883, quando ocasionou uma das maiores catástrofes naturais do mundo.

Inclusive, Anak Krakatoa significa “Filho do Krakatoa”. Sua formação teve início no fundo do mar, em 1927, mas hoje já atinge aproximadamente 300 metros de altura. Ele é muito ativo, tendo entrado em erupção várias vezes, lançando cinzas, fumaça e lava para o ar.

Sua erupção mais recente aconteceu no dia 24 de abril deste ano, quando lançou uma nuvem de cinzas vulcânicas a mais de 3 km no céu. As autoridades emitiram alerta aos moradores da região, que tomaram as devidas medidas de segurança.

A Indonésia é bastante conhecida por ter um cinturão de fogo, que parte do norte da Ilha de Sumatra e chega até a Ilha de Timor, no Sul, contabilizando um total de 127 vulcões ativos no país.

Além dos perigos causados pelos vulcões em terra firme, alguns deles podem causar tsunamis através de suas erupções extremamente violentas e frequentes, colocando em risco severo a quarta maior população do planeta, com 260 milhões de habitantes.

No entanto, mesmo com o risco constante, os habitantes recebem também os benefícios, já que o vulcão acaba soltando minerais na terra, auxiliando na agricultura local com nutrientes importantes para o solo, como o magnésio, ferro, cobre, zinco e enxofre.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS