Economia
Seguro-desemprego poderá ser recebido em conta a partir desta sexta, 24
Agora, além da Caixa, é possível receber por qualquer banco pertencente ao sistema financeiro brasileiro, por meio de transferência eletrônica bancária.
A partir desta sexta-feira, 24, os trabalhadores poderão solicitar o seguro-desemprego e informar dados da conta bancária de sua titularidade e preferência para recebimento do benefício. A nova possibilidade de pagamento engloba o seguro-desemprego nas modalidades formal, empregador doméstico, bolsa de qualificação profissional e trabalhador resgatado.
O pedido do seguro-desemprego pode ser realizado no portal.gov.br, aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e até mesmo via atendimento presencial nas unidades de atendimento ao trabalhador, mas que deve ser evitado em função da pandemia do novo coronavírus.
No ato de solicitação do benefício, o usuário deverá informar o tipo de conta (corrente ou poupança), número e nome do banco, número da agência com o dígito verificador (DV) e o número da conta de sua titularidade. Segundo a Secretaria de Trabalho, do Ministério da Economia, só não devem ser informados dados de contas salários, pois nelas só podem ser efetuados depósitos e transferências de empregadores com cadastros, conforme normas do Banco Central.
Por meio da Resolução nº 847/2019, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), foi permitida a extensão nos modos de recebimento do seguro-desemprego, autorizando novo canal de pagamento sem ônus ao beneficiário. Assim, além da Caixa Econômica Federal, passa a ser possível o pagamento por qualquer banco pertencente ao sistema financeiro brasileiro, por meio de transferência eletrônica bancária (TED).
A secretaria informou que a alteração foi operacionalizada em ação conjunta da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Caixa Econômica Federal e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp