Agronegócio
Selo de adjuvantes será aplicado em empresas brasileiras
De acordo com especialistas, adjuvantes auxiliam na eficácia e na segurança da pulverização e do controle fitossanitário
Liderada pelo Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o selo de certificação de funcionalidade do programa Adjuvantes da Pulverização foi uma iniciativa de caráter público-privado lançada recentemente e que será aplicada em seis empresas, sendo elas do Brasil e exterior.
Hamilton Ramos, diretor do CEA-IAC e coordenador do projeto de Adjuvantes para Pulverização em Jundiaí (SP), disse que a introdução do selo no mercado é para garantir a confiabilidade dos aditivos agrícolas no mercado brasileiro.
De acordo com o diretor do CEA-IAC, “adjuvantes auxiliam na eficácia e na segurança da pulverização e do controle fitossanitário, por apresentar efeitos como espalhante, umectante ou penetrante, entre outros. Associar um adjuvante de funcionalidade imprecisa a um defensivo de boa qualidade põe em xeque o investimento na lavoura”.
Além disso, adjuvantes agrícolas fabricados no Brasil não são registrados no Ministério da Agricultura, afirma Ramos. “Tais produtos não estão submetidos às rígidas exigências que regulam o setor de defensivos agrícolas, daí a necessidade de o próprio mercado buscar soluções para comprovar a funcionalidade das marcas de adjuvantes vendidas no País”, acrescenta.
Ramos ainda conclui: “Defendemos que critérios e métodos empregados na avaliação da funcionalidade de adjuvantes agrícolas sejam discutidos com fabricantes, pesquisadores e usuários dos produtos, no âmbito de câmaras técnicas como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O objetivo é desenvolver um conjunto de normas que respaldem um Sistema Oficial de Certificação, mas este processo leva tempo”.

-
Mundo21 horas atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Tecnologia2 dias atrás
Bradesco, Santander e BB confirmam adesão ao Origem Verificada, recurso antifraude da Anatel
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos23 horas atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos14 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Bancos2 dias atrás
Banco do Brasil lança jogo de educação financeira no Roblox
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça