Conecte-se conosco

Economia

Semana começa com investidor de olho no exterior e no fiscal

De acordo com o boletim Focus, a estimativa de inflação para este ano subiu de 2,47% para 2,65%, essa é a décima semana seguida de alta.

Publicado

em

O cenário externo começa um pouco mais positivo, o que pode levar o investidor doméstico a acompanhar o movimento. No entanto, por aqui, a questão fiscal segue impondo cautela. Às 9h05, o índice futuro do Ibovespa subia 0,43%, aos 99.032 pontos.

No sábado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que não irá prorrogar o estado de calamidade. A afirmação foi feita após rumores de que o governo poderia pedir a extensão do decreto de calamidade pública diante das dificuldades em cortar gastos para obter recursos para o Renda Cidadã.

Um dia antes, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também fez a mesma afirmação. Guedes disse ainda que reconhece os riscos fiscais percebidos pelos investidores e que o governo está agindo para ancorar as expectativas. O ministro disse também que é preferível manter o programa Bolsa Família, criado na gestão do PT, como está, do que agir contra a responsabilidade fiscal. Ou seja, o ministro e o presidente da Câmara reforçaram que estão comprometidos em manter os gastos dentro do teto. Guedes e Maia fizeram as afirmações durante evento para investidores realizado pela XP Investimentos.

Há pouco, foi divulgado o boletim Focus do Banco Central. Os analistas do mercado elevaram a estimativa de inflação para este ano de 2,47% para 2,65%, essa é a décima semana seguida de alta. Para 2021, a previsão foi mantida em 3,02%. Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), as estimativas caíram de 5,03% para 5% neste ano. Para o ano que vem, passou de 3,50% para 3,47%. Para a Selic, as expectativas foram mantidas para este e o próximo ano em 2% e 2,5%, respectivamente.

Se por um lado o avanço dos casos do coronavírus na Europa deve continuar ditando a cautela os negócios. Por outro, a possibilidade de a vacina contra a doença, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, estar próxima de ser concluída anima os investidores. Em entrevista à GloboNews, a presidente do Butantan, Dimas Covas, disse que foram feitos 12 mil testes sem nenhuma manifestação severa. “A produção brasileira começa este mês e no final de ano teremos 46 milhões de doses fabricadas. Precisamos aguardar o registro para o uso da vacina”, explica Dimas.

Além disso, no final de semana, a presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse estar otimista de que o pacote de ajuda ao país seja aprovado antes das eleições presidenciais, em 3 de novembro, e determinou o prazo até amanhã para avançar nas negociações com a Casa Branca. A notícia parece estar animando os investidores. Por enquanto, o índice futuro do Dow Jones mostra que o bom humor pode prevalecer, o indicador registrava alta de 0,56%, aos 28.567 pontos.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS