Finanças
Shows no Brasil: O Mistério dos Cancelamentos de Última Hora!
Sempre que tem festival por aqui, vemos muitos cancelamentos de shows pouco tempo antes da data. Entenda por que isso ocorre.
Grandes festivais, como o Lollapalooza e o Rock in Rio, frequentemente sofrem com o cancelamento de shows, o que pode arruinar os planos dos fãs que organizam viagens e até férias para ver suas apresentações favoritas. Geralmente, as atrações internacionais são as mais afetadas. Mas, por que isso ocorre? Vamos entender.
Essa situação não apenas entristece os fãs que perdem a chance de assistir aos artistas, mas também os fazem perder dinheiro com viagens e hospedagem. Além disso, os organizadores dos festivais precisam encontrar novas atrações e lidar com os ingressos já vendidos.
Por que desmarcam?
A desmarcação de artistas em festivais de música é um evento frequente e triste tanto para o público quanto para os organizadores. Existem várias razões para esses cancelamentos.
Primeiramente, esses contratos são geralmente fechados com muita antecedência, o que significa que situações como doenças, problemas pessoais ou circunstâncias imprevistas podem interferir nos planos dos artistas até a data do show.
Além disso, os cachês dos artistas internacionais são negociados em dólar e existem duas opções: “cachê colocado”, em que o artista recebe um valor fixo e é responsável por todos os custos da turnê, ou “cachê artístico”, em que o festival paga pelos custos extras e o artista recebe apenas pelo show.
O que acontece com o cachê?
Quando um artista internacional cancela uma apresentação, geralmente ele devolve apenas o cachê que já foi pago. E, geralmente, os artistas não precisam pagar multa em caso de cancelamento, pois existem algumas cláusulas nos contratos que preveem possibilidades como “motivos de força maior”.
Infelizmente, essa situação ocorre com mais frequência do que fãs e organizadores gostariam e não está restrita apenas aos festivais brasileiros, já que ocorre em todo o mundo. Um exemplo recente foi o cancelamento do Blink-182, que não pôde participar do Lollapalooza de 2023 devido a uma fratura no dedo do baterista.

-
Finanças19 horas atrás
Moeda de 10 centavos é valiosa por conter ‘cavalo sem cabeça’
-
Política2 dias atrás
Descubra o que é ‘agenda woke’ e por que Trump quer combatê-la
-
Finanças2 dias atrás
Três melhores carnes de 2ª que fazem um churrasco de 1ª
-
Bancos2 dias atrás
Quem pode usar as salas vips dos bancos em aeroportos?
-
Tecnologia1 dia atrás
Bomba! Falha no ChatGPT gera ataques cibernéticos em larga escala contra bancos
-
Mundo2 dias atrás
Estudo descobre quais são as 20 cidades mais poluídas do mundo
-
Política2 dias atrás
Risco de guerra na Europa atinge níveis alarmantes, alerta França
-
Mercado de Trabalho18 horas atrás
Professora de 84 anos retorna ao trabalho após redução de aposentadoria