Conecte-se conosco

Empresas

Simples Nacional: empresas poderão aderir ao novo regime somente até o final do mês

Empresas e microempresas que querem aderir ao novo regime tributário precisam se apressar, pois o prazo chega ao fim no final deste mês.

Publicado

em

Para quem tem micro ou pequenas empresas que buscam por mais facilidade e agilidade, aderir ao regime do Simples Nacional pode ser uma boa ideia. Mas atenção, se não se inscrever até o dia 31 de janeiro, só haverá outra oportunidade em janeiro de 2024.

Esse regime tributário poderá facilitar a vida dos empresários ao reunir diversos impostos, como IPI, ICMS, PIS, Cofins, ISS, IRPJ, e até o INSS patronal, em uma única guia. Essa prática, além de diminuir a burocracia, é capaz de reduzir a carga tributária.

Mas atenção, para aderir ao Simples Nacional, é necessário que não haja nenhuma pendência. Caso existam pendências e ainda assim seja do desejo do empresário aderir ao novo regime tributário, será necessário resolver o que está pendente e solicitar a adesão até o dia 31 de janeiro.

É possível também que, em caso de negação do pedido, aconteça a contestação perante o órgão que detectou as irregularidades. A contestação deverá ser feita a Receita Federal, município ou estado.

Simples Nacional

Para aderir ao regime tributário, é necessário não ter pendências, além de possuir a renda bruta de até 4,8 milhões de reais por ano.

Desde que dentro dos primeiros 60 dias da abertura do CNPJ, as empresas terão 30 dias, a contar do último deferimento de inscrição, podendo ser municipal ou estadual, para solicitar a adesão do Simples Nacional. Para aqueles que já faziam uso do regime, não é necessário uma nova adesão.

Aderir ao regime tributário Simples Nacional é simples e pode ser feito sem sair de casa. É necessário primeiro acessar o Portal do Simples Nacional em http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.

Depois, clicar no menu onde está escrito “Simples”, e em seguida selecionar a opção “Serviços”. Na parte “opção”, deve ser selecionada a “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”.

Após isso, acontecerá uma análise, que irá buscar pendências, visto que não é possível utilizar o Simples Nacional se elas não forem regularizadas. Caso não sejam encontradas pendências, sua solicitação será aprovada. Caso sejam encontradas, ficará em análise.

Para quem quiser aderir a esse novo regime tributário, que poderá trazer muitas facilidades, até o dia 31 deste mês será possível regularizar a situação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS