Saúde
Sinais secretos: Teste na ponta dos dedos pode indicar câncer
O câncer de pulmão é uma doença bastante silenciosa que nos seus primeiros estágios costuma não apresentar sintomas relevantes, e isso faz com que esse mal seja descoberto apenas quando se é tarde demais para iniciar um tratamento.
Lembrando que, toda doença possui maiores chances de cura, caso a sua identificação aconteça de maneira mais adiantada. Entretanto, segundo os especialistas existe uma forma de saber se uma pessoa é portadora dessa patologia.
O método é bastante simples e fácil de ser posto em prática por qualquer pessoa, estamos falando de uma simples observação de dedos! Você não entendeu nada, não é mesmo? Então, nós iremos te dar uma explicação melhor, vamos lá!
Como observar dedos pode indicar que alguém está com câncer de pulmão?
Conforme o que dizem os estudiosos, uma condição chamada de baqueteamento digital pode indicar a presença da doença num nível assintomático (sem sintomas). Ou seja, o indivíduo está doente, mas ainda não apresenta nenhum sinal.
Por sua vez, tal cenário se caracteriza principalmente por alterações nas unhas, assim o baqueteamento citado ocorre por conta do inchaço da ponta dos dedos, que acabam ficando mais arredondados, espessos e largos.
O mais curioso é que isso foi observado pela primeira vez na Grécia Antiga, por Hipócrates, que hoje é considerado o “pai da Medicina“. Na época, a condição recebeu a denominação de hipocratismo digital e foi associada à doença pulmonar incapacitante, que provavelmente deveria se tratar de um enfisema, edema ou patologia semelhante.
Logo, o inchaço dos tecidos molengas que se encontram nas falanges dos dedos causa uma perda do ângulo normal que a região deveria apresentar, entre a unha e a parte de baixo dela (leito ungueal). Portanto, o teste usado para identificar esse quadro é conhecido como “Janela de Schamroth”, e é bem fácil de ser feito.
Basta manter dois dedos encostados de lados opostos (de costas) pressionados um contra o outro. Em pessoas saudáveis, existe um pequeno espaço em formato diamantino que fica entre as unhas e os leitos ungueais, como a imagem mostrada mais acima, sendo aquela a posição normal, contendo os espaçamentos.
Agora, nos casos de baqueteamento digital, há uma clara falta desse espaçamento. Entretanto, é importante ressaltar que nem sempre isso pode ser associado ao câncer de pulmão ou qualquer outra doença. Logo, se os seus dedos não apresentam a “pequena janela“, também não é preciso entrar em pânico.
Existem alterações genéticas que podem fazer com que alguns seres humanos tenham dedos maiores e mais inchados do que outros, e por isso o teste é apenas parte do diagnóstico, se você possui alguma suspeita de que seja portador dessa doença, então procure ajuda médica imediatamente!

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira21 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia16 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?