Conecte-se conosco

Saúde

Só benefícios: ser bilíngue pode tornar a recuperação do AVC mais simples!

De acordo com uma pesquisa recente, ser bilíngue traz vantagens além da facilitação da comunicação com outras culturas; descubra!

Publicado

em

No início do mês, foi publicado um estudo no periódico científico Neurology que divulga uma excelente novidade para os bilíngues. Isso porque foi revelado mais um benefício para quem fala uma ou mais línguas, além da possibilidade de comunicação com outras culturas.

Agora, conforme a pesquisa, pessoas que falam mais de um idioma podem ter uma recuperação de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) melhor do que falantes de uma única língua. Segundo os pesquisadores, isso se dá pela interação de aprender outros idiomas e o cérebro humano.

Qual a relação entre idiomas e a recuperação do AVC?

No estudo, foram analisados participantes mexicanos-americanos, comparando quem falava inglês e espanhol e quem dominava somente o espanhol. O que foi observado na pesquisa foi a recuperação de 1.096 pacientes, durante três meses após o AVC, considerando os seguintes aspectos:

  • Neurológicos – envolvendo fala, coordenação e força muscular;
  • Capacidade de realizar tarefas diárias;
  • Habilidades de pensamento e memória.

Segundo os resultados, participantes que falavam somente uma língua obtiveram resultados neurológicos inferiores aos que falavam somente inglês ou sabiam as duas línguas. Nos outros aspectos, no entanto, não foi notada nenhuma diferença significativa.

Mas o próprio grupo de estudos não relaciona essa melhor capacidade de recuperação exclusivamente ao fato dos idiomas, já que outras diferenças ainda não identificadas podem ter peso nesse cálculo, como a renda dos participantes.

Não só isso, mas o espanhol e o inglês são línguas bastante semelhantes entre si, muito mais do que o alemão e o árabe, por exemplo; então, caso a diferença notada seja realmente baseada nas alterações cerebrais trazidas pelos idiomas, existe ainda mais potencial de variação a depender das línguas nativas.

Assim sendo, aprender um novo idioma traz diversos benefícios, permitindo a comunicação e conhecimento de outras culturas, tradições, povos e muito mais. Agora, deve ser possível até mesmo uma melhor recuperação de um AVC, os motivos para se tornar bilíngue são ainda maiores.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS