Economia
Sofreu um acidente e não sabe como solicitar o Auxílio-Acidente? Aprenda
Existem diversos tipos de auxílios destinados aos trabalhadores, entre eles, o auxílio acidente. Você sabe como solicitar o recebimento?
Ninguém espera sofrer um acidente que o impossibilite de trabalhar e deixe sequelas, no entanto, imprevistos podem acontecer. Para se precaver, é importante saber como solicitar o auxílio disponibilizado para os assegurados do INSS que se acidentam.
O Auxílio-Acidente é um dos diversos benefícios e auxílios disponibilizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável também pela aposentadoria, pensões e pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Esse auxílio não se limita apenas ao período em que o trabalhador terá de se ausentar ao trabalho, mas também pode ser recebido mesmo depois de já voltar a exercer a função. Isso porque há possibilidade de sua capacidade de trabalho ter sido reduzida devido a sequelas.
Auxílio-Acidente
Esse é um auxílio monetário dedicado àqueles trabalhadores que sofrem acidentes ou doenças que podem deixar sequelas que diminuirão sua capacidade de trabalho. O acidente em questão não precisa ter ligação a sua profissão ou local de trabalho e também não existe nenhuma regra para o grau de sequela resultado do acidente.
É importante frisar que MEIs, autônomos, profissionais liberais e contribuintes individuais não têm direito a receber esse auxílio em caso de acidentes.
Requisitos necessários para receber o benefício
Para receber o benefício, os requisitos são ter uma doença ou sofrido um acidente, ser assegurado do INSS nesse período e ter um documento que comprove que sua doença ou acidente comprometeram sua capacidade laboral.
Como solicitar?
A solicitação pode ser feita por telefone (número 135) ou pelo site do Meu INSS. Também está disponível no aplicativo Meu INSS, que funciona nos sistemas Android e iOS. É necessário ter cadastro ou se cadastrar no aplicativo ou pelo site. É necessário ter seus documentos pessoais em mãos, assim como também sua Carteira de Trabalho.
Após se cadastrar no Meu INSS, é necessário marcar uma perícia médica. Essa opção aparecerá na primeira página. Fazendo o agendamento e posteriormente a consulta, você poderá ter acesso à aprovação ou não do benefício pelo site ou aplicativo, isso na aba “Agendamento/Solicitações”.
Os documentos que são solicitados são um documento de identificação (RG, CNH ou outro), CPF e Carteira de Trabalho. Fora isso, são necessários laudos médicos, receitas de medicamento, exames que forem feitos, Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), se for o caso, e todos os documentos que comprovem que o acidente causou diminuição da capacidade de exercer seu ofício.
O benefício só pode ser cancelado em duas situações: óbito do beneficiário ou o recebimento de qualquer um dos tipos de aposentadoria.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos20 horas atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Empresas2 dias atrás
ChatGPT revoluciona reuniões empresariais com novas funções
-
Agronegócio1 dia atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia23 horas atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças9 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples