Conecte-se conosco

Tecnologia

Solução para você! Já existe um programa de IA que desvia ligações indesejadas; Veja!

Publicado

em

Você, com certeza, já deve ter sido ou ainda é alvo de ligações constantes de serviços de telemarketing, ou  mensagens pré-gravadas, com spam, cobranças ou anúncios publicitários. Essa realidade atormenta milhares de pessoas no Brasil e no mundo.  

Cansado de lidar com isso, um homem dos Estados Unidos decidiu buscar ajuda na inteligência artificial. Ele usou a tecnologia da OpenAI, responsável pela criação do ChatGPT, para “desviar” as chamadas indesejadas para que ele não precisasse mais atender ou ouvir o smartphone tocando.  

Roger Anderson, natural da Califórnia, é o responsável pelo projeto. Ele criou um programa que dribla as ligações de um jeito bem criativo. As informações foram reveladas pelo site PC Gamer.  

Valor em conta

Conforme a publicação, o projeto de Anderson recebeu o nome de Jolly Roger e pode ser adquirido por US$ 25 (cerca de R$ 120) por ano. Já imaginou o alívio de não ter que lidar com ligações indesejadas mais?  

O projeto se aproveita das habilidades do sistema GPT-4 da OpenAI. Ele é capaz de atender ligações imediatamente e transcrever as perguntas feitas pela pessoa que está do outro lado da linha em tempo real.  Em seguida, o próprio ChatGPT, ao analisar as perguntas, gera respostas automáticas.    

Roger treinou o programa para dar respostas irônicas e sarcásticas, além de adotar personalidades diferentes, com vozes de pessoas próximas, como a de um fazendeiro amigo dele. Essa tática é capaz de distrair ligações de publicidade por alguns minutos até que elas sejam canceladas.  

Segurança

O programa, claro, não informa dados importantes do usuário, mesmo que isso seja solicitado, e é considerado seguro. O que ele faz é manter a chamada em segundo plano enquanto a pessoa se preocupa com outras coisas.  

Essa é mais uma inovação criada a partir do modelo de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI. Desde que a empresa lançou oficialmente o ChatGPT, no final de 2022, o mundo vivencia uma verdadeira corrida pela evolução e monopólio desse setor.  

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS