Conecte-se conosco

Saúde

Sono perturbado? A culpa pode ser do fast food, revelam pesquisas

Publicado

em

As lanchonetes e restaurantes na modalidade fast food se popularizaram muito nas últimas décadas, afinal, a praticidade gerada por esse modelo costuma agradar muito aos consumidores cada vez mais apressados.

Entretanto, isso também tem um preço, pois geralmente os alimentos que são comercializados em tais locais não são nada saudáveis. Dessa forma, os médicos alertam para os diversos perigos que o consumo exagerado desses itens pode causar.

Um belo exemplo disto é o comprometimento do sono, afinal, você já percebeu que costuma dormir mal depois de se encher de comidas ultraprocessadas? Pois então saiba que várias pessoas compartilham do mesmo problema.

Fast food x sono  

 De acordo com um estudo publicado na revista científica Obesity, uma refeição repleta de gorduras em excesso pode fazer com que o seu sono fique pior do que o de alguém que já sofra de insônia há algum tempo.  

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores realizaram algumas comparações entre dois grupos distintos de voluntários. Um deles tinha acesso a um cardápio saudável, enquanto o outro possuía uma dieta rica em gordura saturada, açúcar e muito fast food.

Os participantes do estudo seguiram nessa linha alimentar por ao menos uma semana, e durante esse tempo a qualidade do sono de todos foi analisada cuidadosamente. Assim, o resultado final se revelou impressionante.

Mesmo desfrutando das mesmas horas de descanso, aqueles que se alimentaram de forma mais saudável tiveram um repouso mais leve e reparados, enquanto o grupo que se alimentou mal não conseguiu obter o mesmo nível de descanso.

Lembrando que médicos e cientistas do mundo todo alertam para os riscos que a falta de sono prolongada pode trazer para a saúde. Doenças como depressão, estresse, ansiedade e diversos outros males possuem suas origens nessa área vital para a manutenção do corpo.

Agora, caso o problema se estenda por períodos ainda mais prolongados, os resultados podem ser ainda mais nefastos, ocasionando em perda do desejo sexual, desenvolvimento de diabete, obesidade, problemas cardíacos e pressão alta.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS