Saúde
Surpreenda-se com a casca de maracujá: Nutrientes e sabor à mesa!
Saiba como reutilizar um alimento que iria se jogar fora para transformá-lo em algo nutritivo e gostoso: casca de maracujá.
Sabemos que reutilizar a matéria orgânica, que seria descartada no lixo, é uma atitude importante para preservar o meio ambiente. E se realizássemos isso com as cascas das frutas?
É possível realizar esse aproveitamento com ingredientes como a casca do maracujá que pode obter benefícios para a saúde, além de ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzida.
Uma das vantagens de utilizar a casca do maracujá é que ela pode ser transformada em ingredientes culinários, como farinha e geleia. Confira quais são as outras vantagens!
O que fazer para reaproveitar a casca de maracujá?
1. Transformar em ingredientes culinários
A farinha é feita a partir das cascas torradas, processadas, é rica em nutrientes e pode ser adicionada a sucos ou doces.
A geleia deve ser feita a partir do cozimento da casca na panela de pressão por cerca de 30 minutos, depois, destaque a parte branca das cascas e bata no liquidificador com a polpa do suco. Leve ao fogo com açúcar e mexe até ficar em uma textura espessa.
2. A farinha combate a diabetes
Outro benefício da casca do maracujá é seu potencial no controle do diabetes tipo 2, já que sua farinha possui um efeito que ajuda a diminuir as grandes concentrações de glicose no sangue.
3. Abaixa o colesterol
Além disso, a casca também é eficaz na redução do colesterol LDL, ou colesterol ruim, ajudando a desintoxicar o organismo e eliminar a gordura da corrente sanguínea.
4. Benefícios ao intestino
Além de poder ser utilizada para fazer farinha e geleia, como mencionado anteriormente, essa parte da fruta é rica em fibras, ajudando a regular o fluxo intestinal e prevenir problemas como prisão de ventre. Essa característica também é útil para pessoas que estão tentando emagrecer.
6. Prevenção de doenças
Além disso, a casca do maracujá é rica em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças.
Ainda é possível utilizar a casca da fruta para preparar chás e sucos deliciosos, que ajudam a melhorar a digestão e aliviar sintomas de ansiedade e estresse.
5. Fonte de minerais
Por fim, a casca do maracujá é rica em minerais como ferro, fósforo, cálcio e sódio, importantes para manter o sistema imunológico saudável, a saúde dos ossos e dentes, além das funções vitais do corpo em dia.
Portanto, reaproveitar a casca do maracujá é uma forma simples e eficaz de contribuir para a saúde do meio ambiente e do corpo humano.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp