Conecte-se conosco

Saúde

Tempero asiático é a nova arma contra o câncer

Um estudo renomado mostrou que os extratos de rizoma de kencur combatem a proliferação de células cancerígenas.

Publicado

em

A Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, divulgou um estudo a respeito de um tempero muito utilizado na culinária local, o qual pode conter diversos benefícios para a proteção contra o câncer.

A pesquisa divulgada pela revista Heliyon mostrou testes com o extrato de rizoma de kencur, uma espécie de gengibre originária do Sudeste da Ásia, conhecido por lá como “gengibre aromático”. Esse ingrediente é muito usado em uma bebida popular na Indonésia, conhecida como “jamu“.

Segundo o estudo, o principal ativo da raiz, o p-metoxicinamato de etila (EMC), contém diversas propriedades anticancerígenas. Estas podem inibir de maneira significativa o crescimento e, consequentemente, o avanço de células cancerígenas.

Pesquisas realizadas antes já mostravam potencial da raiz

Alguns estudos realizados anteriormente já haviam mostrado o potencial do gengibre, mas ainda não eram capazes de revelar exatamente como isso funcionava. Por isso, a última pesquisa divulgada mostrou a eficácia dos extratos de rizoma de kencur quanto à proliferação das células tumorais.

O principal ativo dos extratos (EMC) também demonstrou forte influência em relação às expressões proteicas, que estão diretamente ligadas a um ciclo celular devidamente regulado. Assim, concluiu-se que essas propriedades são significativamente mais tóxicas para células cancerígenas do que para células em normalidade.

Ainda segundo os pesquisadores, o estudo realizado abre novos horizontes na relação entre a eficácia de compostos naturais e o TFAM, considerando-o como um potencial alvo terapêutico.

Embora exista grande satisfação com os resultados apresentados até o momento, os autores do estudo afirmam que é necessário aprofundar as pesquisas e investigações, além de realizar mais testes, para que se possa ter maior clareza sobre todos os benefícios da raiz em pacientes portadores de diferentes tipos de câncer.

Assim, as soluções naturais tendem a ser significativamente menos agressivas para o organismo, podendo até ter mais potencial do que os fármacos comuns, no combate e tratamento de câncer e outras doenças.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS