Saúde
Tenho diabetes, posso beber cerveja? A Sociedade Brasileira de Diabetes responde
Homens diabéticos podem consumir, no máximo, duas latinhas de cerveja por dia. Já as mulheres devem ingerir apenas uma. Saiba o motivo.
A diabetes é uma doença crônica que afeta a maneira como o corpo processa a glicose, uma fonte de energia importante para o organismo. Se não for tratada, ela pode causar danos irreversíveis, como problemas de visão, de coração e rins, neuropatia e amputações de membros.
Quem possui a doença precisa evitar que os níveis de açúcar no sangue subam, e isso inclui cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas. Mas afinal, quem tem diabetes não pode nem beber cerveja? Confira se isso é possível!
Sou diabético, posso tomar cerveja?
Se você tem essa condição, é importante conversar com um médico antes de incluir a cerveja na sua dieta. Isso porque a bebida pode aumentar os níveis de açúcar no sangue e afetar sua glicemia. Além disso, ela também contém carboidratos, que elevam ainda mais os níveis de açúcar no sangue.
De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o consumo de álcool por homens com a doença deve ser limitado a duas doses ou menos por dia. No caso das mulheres, o recomendado é consumir uma dose ou até menos por dia.
De forma objetiva, homens diabéticos podem consumir, no máximo, duas latinhas de cerveja diariamente. Já as mulheres nessa mesma condição devem ingerir apenas uma para não causar um descontrole na glicemia.
Ainda de acordo com a SBD, a ingestão de bebidas alcoólicas precisa ser feita em conjunto com um alimento fonte de carboidrato para evitar picos de hipoglicemia, que é a queda da glicose no sangue abaixo dos níveis aceitáveis.
Hipoglicemia
A hipoglicemia é uma condição em que o nível de açúcar no sangue (glicose) fica muito baixo. Isso pode ser perigoso porque a glicose é a principal fonte de energia para o cérebro e o corpo. Os sintomas incluem:
- Fome excessiva;
- Sudorese;
- Tremor;
- Tontura
- Confusão;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de concentração;
- Visão turva;
- Formigamento nos lábios e nas mãos;
- Fala enrolada;
- Sonolência;
- Perda de consciência;
- Convulsões.
Procure sempre um profissional da medicina antes de tomar uma decisão que pode afetar sua saúde. Só um médico pode ajudá-lo a determinar se a cerveja é segura para você e em que quantidade.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê