Economia
Tesla quer aumentar volumes de produção com gigantescas máquinas de fundição de alumínio
Máquinas têm o tamanho de uma pequena casa e podem construir peças de chassis mais simples.
A nova fábrica de automóveis da Tesla na Alemanha deseja substituir centenas de robôs por enormes máquinas de fundição de alumínio para construir peças de chassis mais simples, afirmou à Reuters uma fonte com conhecimento sobre o tema.
A automação de alta tecnologia tem trazidos dificuldades para a montadora elétrica em aumentar seus volumes de produção, fazendo com que ela levasse uma nova linha de produção alemã para Nevada em 2018 depois que os robôs não conseguiram se coordenar perfeitamente na fábrica norte-americana.
Elon Musk, presidente-executivo da Tesla, disse que substituirá 70 componentes na parte inferior da carroceria do novo Model Y por um único módulo feito em uma máquina de fundição de alumínio.
A fonte disse ainda que este é apenas o começo de uma nova unidade de automação, com o módulo frontal do veículo e outras peças por vir.
Sobre a máquina, Musk escrever no Twitter em 13 de agosto: “Será incrível vê-la em operação! A maior máquina de fundição já feita. Fará a carroceria traseira em uma única peça, incluindo os trilhos de proteção”.
A montadora não quis comentar o assunto.
Um blog especializado em notícias da Tesla, o Tesmanian, publicou nesta segunda-feira que oito das máquinas “Gigapress” seriam instaladas na nova fábrica da empresa em Brandenburg, perto de Berlim.
A Gigapress será fornecida pela italiana IDRA Srl e constituirá uma parte fundamental do esforço de Musk para reinventar “a máquina que constrói a máquina”, acrescentou a fonte. Seu tamanho corresponde ao de uma pequena casa.
A italiana IDRA Srl também não quis falar sobre o assunto, mas afirmou recentemente que sua primeira máquina foi vendida a uma fabricante de automóveis dos EUA.
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