Conecte-se conosco

Economia

TikTok conseguirá criar os 25 mil empregos prometidos nos EUA?

Número foi baseado em organizações de tamanho semelhante e que atendem o mesmo número de pessoas que o TikTok.

Publicado

em

Donald Trump aceitou manter o TikTok operando nos Estados Unidos por mais uma semana, e à medida que se desenrolam os capítulos sobre quem será o dono do aplicativo, a pergunta que não quer calar é: como ele criará os 25 mil prometidos no país?

A promessa era parte de uma concessão que os compradores ofereceram para convencer o presidente dos EUA a aprovar o acordo no qual a supervisão de uma nova empresa de co-propriedade da Oracle e do Walmart seria feita por um conselho composto por cidadãos norte-americanos. O compromisso foi repetido por Trump até no sábado, em um comício na Carolina do Norte.

De acordo com uma fonte ligada ao tema, o número de 25 mil empregos foi baseado em organizações de tamanho semelhante ao TikTok, e que ele é conservador em relação ao que deve ser entregue.

Mas especialistas dizem que será difícil contratar tantas pessoas, já que um número tão elevado precisa de uma expectativa de crescimento maciço da receita, enquanto o TikTok enfrenta desafios globais sem precedentes no momento.

Mesmo operando com uma eficiência mais próxima à de outras empresas de internet, como o Twitter, o TikTok precisaria expandir sua receita em até 19 vezes nos próximos anos.

Segundo a Reuters, a estimativa é que o aplicativo gere aproximadamente 1 bilhão de dólares em receita até o final deste ano.

Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities, acredita que a maior parte dos novos empregos nos EUA provavelmente serão em funções de engenharia, moderação de conteúdo e segurança, tendo em vista a atenção do governo nas políticas de privacidade de dados do TikTok.

“De uma perspectiva de segurança e infraestrutura, eles terão que contratar milhares de pessoas para se concentrar nessa questão … dada sua sensibilidade”, afirmou.

Fora isso, é difícil encontrar razão para mais funcionários. A ByteDance continuará dona do algoritmo do TikTok e o licenciará para a nova empresa com sede nos Estados Unidos, o que exclui a necessidade de contratação muitos profissionais da área de inteligência artificial.

Acrescentando alguns números de emprego a mais, a Oracle e o Walmart podem criar divisões dentro de suas empresas para atender ao TikTok, afirmou o futurista geopolítico da consultoria em tecnologia e geopolítica Center for Innovating the Future, Abishur Prakash.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS