Conecte-se conosco

Mercado de Trabalho

Trabalho ou martírio? ESTES são os 6 empregos que mais drenam a felicidade

Uma pesquisa dos Estados Unidos apontou que algumas profissões se destacam quando o assunto é infelicidade no trabalho. Descubra se a sua está entre elas!

Publicado

em

Você já se perguntou se o seu trabalho é uma fonte de satisfação ou de sofrimento? Muitas pessoas se sentem infelizes com o que fazem, mas nem sempre sabem por quê.

Existem alguns empregos que são mais propensos a gerar profissionais insatisfeitos e estressados. Uma pesquisa realizada na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, analisou mais de 700 profissionais por 85 anos e o resultado foi surpreendente.

Confira, a seguir, quais são os 6 empregos que mais drenam a felicidade dos trabalhadores e quais são os motivos para isso.

Como funcionou a pesquisa de Harvard?

A pesquisa realizada por estudiosos de Harvard para entender melhor a insatisfação e infelicidade dos profissionais durou 85 anos e funcionou da seguinte forma: a cada 2 anos as pessoas avaliadas reportavam detalhes sobre o andamento de suas respectivas profissões.

Depois de tanto tempo estudando as evoluções de carreiras, a resposta foi a seguinte: quanto mais solitário era o trabalho do indivíduo, mais propenso era a resultar em infelicidade.

Em suma, os profissionais mais infelizes ao longo do tempo eram aqueles que precisavam manter menos contato com a sociedade de maneira geral.

Quais são os empregos que mais drenam a felicidade do trabalhador?

De acordo com o levantamento, a lista de empregos que mais causam infelicidade ficou da seguinte forma:

  • Trabalhos remotos;
  • Entregadores;
  • Comércio varejista e Atendimento ao cliente;
  • Guardas de segurança;
  • Motoristas de caminhões que percorrem longa distância;
  • Trabalhos com horários noturnos.

Mas o que leva esses profissionais à infelicidade no ambiente de trabalho? De acordo com as respostas coletadas ao longo dos anos, a relação direta com o público em geral pode gerar um alto nível de estresse devido ao número de casos em que o trabalhador é tratado de maneira rude pelos clientes.

Isso fica ainda mais evidente nos casos de atendimento ao cliente e cargos de call center, onde os clientes muitas vezes mostram-se insatisfeitos com os trabalhadores.

Como melhorar a experiência no ambiente de trabalho?

Para contribuir para uma experiência melhor no ambiente de trabalho, algumas medidas poderiam ser tomadas, como:

  • A valorização do trabalho em grupo;
  • Maior disponibilidade dos colegas de trabalho em oferecer e receber ajuda nas tarefas;
  • O desenvolvimento de vínculos com as outras pessoas no ambiente de trabalho;
  • Pontos de afinidade entre colegas de trabalho;
  • Maior incentivo à comunicação da equipe de trabalho.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS