Conecte-se conosco

Saúde

'Brain Food' Revelado: Inclusive o chocolate! Top 5 alimentos segundo Harvard

Publicado

em

Você sabia que o que você come pode influenciar diretamente na saúde do seu cérebro? Alguns alimentos são especialmente benéficos para a memória, a concentração e a prevenção de doenças neurodegenerativas.

A seguir, apresentaremos os cinco superalimentos recomendados por especialistas de Harvard para alimentar seu cérebro e melhorar sua qualidade de vida. Adicione-os agora mesmo na sua dieta!

Alimente seu cérebro com estes 5 alimentos

1. Abacate

Essa fruta é rica em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e a proteger as artérias. O abacate também contém vitamina E, um antioxidante que previne o envelhecimento celular e o estresse oxidativo.

Além disso, a fruta fornece potássio, magnésio e ácido fólico, nutrientes essenciais para o funcionamento do sistema nervoso.

2. Nozes

As nozes são fontes de ômega 3, um tipo de gordura que favorece a comunicação entre os neurônios e a formação de novas conexões cerebrais.

Elas também possuem vitamina B6, que participa da síntese de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, responsáveis pelo humor e pela motivação. Outro benefício das nozes é que elas contêm melatonina, um hormônio que regula o ciclo do sono e o ritmo circadiano.

3. Iogurte natural

O iogurte natural é um alimento probiótico, ou seja, que contém bactérias benéficas para a flora intestinal. Essas bactérias produzem substâncias que modulam o sistema imunológico e o sistema nervoso, influenciando na resposta ao estresse, na ansiedade e na depressão.

Esse alimento também é uma fonte de proteína, cálcio e vitamina D, nutrientes que contribuem para a saúde óssea e muscular.

4. Açafrão

O açafrão é uma especiaria que tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e neuroprotetoras. O principal componente do açafrão é a curcumina, uma substância que atravessa a barreira hematoencefálica e atua diretamente no cérebro.

A curcumina estimula a neurogênese, ou seja, a criação de novos neurônios, e previne a formação de placas amiloides, que estão associadas ao Alzheimer.

5. Chocolate amargo

O chocolate amargo é um alimento que melhora o humor, a atenção e a cognição. Isso se deve ao seu alto teor de flavonoides, compostos que aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimulam a liberação de endorfinas, as substâncias do prazer.

Esse tipo de chocolate também contém cafeína e teobromina, dois estimulantes naturais que combatem a fadiga e melhoram o desempenho mental.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS