Finanças
Trabalhou em 2021? Surpresas financeiras podem estar à espreita!
Neste ano de 2022, serão pagos os valores referentes ao PIS/PASEP de 2021 que foram atrasados devido à pandemia, portanto é preciso se atentar quanto as datas de recebimento.
E tem dinheiro extra chegando para o trabalhador brasileiro esse ano! Exato, estamos falando do abono salarial, um pagamento ao qual toda pessoa que trabalhou de carteira assinada tem direito.
Basicamente, o Governo Federal paga todos os anos até um salário mínimo aos cidadãos que se enquadram nesta regra. Essa iniciativa é chamada de PIS (Programa de Integração Social) e é depositada para todos que trabalham na modalidade CLT.
Assim, geralmente falando, o abono é pago 1 ano após a data-base. Por sua vez, a data-base nada mais é do que o ano em que o indivíduo exerceu suas atividades profissionais, como servidor público ou funcionário devidamente registrado.
Porém, infelizmente a pandemia atrasou os repasses, então, todos aqueles que receberem em 2022, estarão pegando os montantes advindos de 2021, mas que na época foram atrasados devido à falta de dinheiro do governo.
Quem terá direito de receber o abono agora em 2022?
Como foi explicado na primeira parte do texto, para ter direito a receber o benefício o primeiro requisito é ter trabalhado com carteira assinada, por ao menos 30 dias durante o ano-base vigente.
Além disso, ele não pode receber mais do que 2 salários mínimos e também é necessário estar atuando como CLT por pelo menos 5 anos, com todos os dados atualizados inscritos no PIS/PASEP.
Logo, se a lógica dos pagamentos atuais permanecer, então o governo deverá quitar os abonos referentes a 2022, somente em 2024, mas isso ainda é mera especulação e nada oficial foi dito a respeito.
Devemos lembrar que durante a pandemia, o Estado se viu sobrecarregado com os auxílios concedidos para a população, por conta das medidas restritivas exigidas na contenção do coronavírus. Até o momento, calendários futuros não foram divulgados.
Por fim, quanto às datas dos pagamentos, elas ocorrem conforme a data de nascimento dos beneficiários, com os nascidos em janeiro recebendo o primeiro lote e assim por diante. Sim, infelizmente quem nasceu nos últimos meses do ano, terá que esperar mais tempo.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira15 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia10 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?