Conecte-se conosco

Empresas

Trajetória do Grupo BIG: do Walmart ao IPO, veja linha do tempo da 3ª maior rede de supermercados do Brasil

Bank of America, Bradesco BBI, BTG Pactual, Credit Suisse, Itaú BBA e JPMorgan conduzirão operação da abertura de capital.

Publicado

em

Grupo Big

O Grupo BIG Brasil, terceiro maior varejista do Brasil no setor de alimentação, acaba de solicitar registro para IPO. As instituições Bank of America, Bradesco BBI, BTG Pactual, Credit Suisse, Itaú BBA e JPMorgan conduzirão operação da abertura de capital. A rede de hipermercados encorpa a fila de mais de 50 empresas que procuram abrir capital na bolsa de valores. Já houveram mais de 15 IPOs só neste ano. 

A rede possui como estratégia captar recursos para expansão, conversão e reformas de suas lojas espalhadas pelo país. O objetivo é empregar as quantias da emissões de ações novas para abrir lojas atacadistas e postos de combustível, converter lojas de unidades de varejo em atacado, investir em sistemas de TI e demais projetos. Na Bolsa de Valores brasileira, a B3, o Grupo BIG concorrerá diretamente com o Grupo GPA, Carrefour Brasil e Grupo Mateus, estreante na bolsa em 13 de outubro. 

Proprietária de sete marcas, como Sam’s Club, Superbompreço, Maxxi Atacado e Mercadorama, a empresa obteve receita líquida de R$ 15,17 bilhões, entre janeiro a setembro deste ano. Os número registram crescimento de 5,36% em relação ao mesmo período de 2019, com a margem avançando de 1% para 3,9%. A companhia é a terceira maior rede de supermercados do Brasil e está em quarto lugar  na lista de maiores varejistas, seguida da Via Varejo.

Linha do tempo Grupo BIG

A trajetória do Grupo BIG teve início em 1995, com o ingresso da rede americana Walmart no Brasil. Após dez anos no mercado nacional, conseguiu competir em paridade com os grandes hipermercados Carrefour e Pão de Açúcar. Em 2004, adquiriu o Bompreço, liderança no Nordeste e referência no setor de varejo da região. Um ano depois, o Walmart finalizou a aquisição da operação brasileira do grupo português Sonae Distribuidora do Sul, com notória presença nos três estados da região. 

Em julho de 2018, o Fundo de Investimento Advent comprou 80% do Walmart Brasil, deixando os 20% restante para o Walmart INC. Já no ano passado, surgiu a decisão radical: abrir mão da marca Walmart e passar a ser grupo BIG, com forte apelo nacional. Mais uma alteração foi feita no comércio eletrônico, com intuito de voltar para o varejo online, mas que teve de parar por conta da pandemia. Ainda, o projeto “Big em casa” visa inserir dois tipos de delivery e um drive-thru.  

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS