Bancos
Transações via DOC terminam na próxima segunda-feira
Documento de Ordem de Crédito.
Após quatro décadas de existência, a Transferência via Documento de Ordem de Crédito (DOC) será encerrada na próxima segunda-feira (15) às 22h. A partir desse momento, os bancos deixarão de disponibilizar os serviços de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, especialmente para transferências entre instituições financeiras distintas.
No ano anterior, as instituições bancárias já haviam anunciado o encerramento desta modalidade de transferência. A data limite para agendamento de DOC é até 29 de fevereiro, quando os bancos finalizarão o processamento dos pagamentos, efetivamente encerrando o sistema.
Junto com o DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), modalidade utilizada por empresas para pagar benefícios a funcionários e também em desuso, será descontinuada às 22h da segunda-feira.
Transações via DOC
Nos últimos anos, tanto o DOC quanto a TEC perderam espaço para o Pix, o sistema de transferência instantânea do Banco Central que não cobra tarifas para pessoas físicas. Criado em 1985, o DOC permitia a transferência de recursos até as 22h, com a transação sendo concluída no dia útil seguinte à ordem. Caso a transferência fosse realizada após esse horário, levaria dois dias úteis para ser finalizada.
De acordo com dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), com base em informações do Banco Central, as transações via DOC totalizaram 18,3 milhões no primeiro semestre de 2023, representando apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas nesse período.
Em termos de número de transações, o DOC ficou significativamente atrás de cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boletos (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e Pix, a modalidade preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões de operações.
A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferência de grandes valores e criada em 2002, continuará em vigor. A TED permite o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação sendo concluída em até meia hora.
(Com Agência Brasil).

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Não fique calado! 5 direitos que todo consumidor deve saber para não ser enganado
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças12 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Agronegócio6 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas