Conecte-se conosco

Tecnologia

Transplantes de cabeça feitos por IA estão prestes a se tornar realidade

Objetivo é realizar o procedimento em até uma década, segundo empresa responsável pela invenção.

Publicado

em

A BrainBridge, uma startup que combina neurociência e engenharia biomédica, está fazendo barulho com seu novo avanço médico. É que a empresa desenvolveu um sistema impulsionado por inteligência artificial que pode realizar um feito surpreendente e inédito: transplantes de cabeça.

Com esse procedimento, uma cabeça seria transplantada para o corpo de um doador com morte cerebral. Surpreendentemente, as memórias, habilidades cognitivas e consciência do indivíduo transplantado seriam mantidas.

Médicos surpreendidos com expectativa de transplante de cabeça – Foto: BrainBridge

Expectativas sobre o procedimento

Os pesquisadores têm grandes esperanças de que essa cirurgia inovadora possa beneficiar pacientes com condições intratáveis, como paralisia e certos tipos de câncer.

Além disso, eles acreditam que ela também poderia ser uma solução para doenças neurológicas como Alzheimer e Parkinson.

Hashem Al-Ghaili, o cientista responsável pelo projeto, afirmou que a pesquisa passou por avaliações rigorosas realizadas por especialistas em várias áreas relacionadas.

“O objetivo da nossa tecnologia é ultrapassar os limites do que é possível na ciência médica e fornecer soluções inovadoras para aqueles que lutam contra condições de risco de vida. Nossa tecnologia promete abrir portas para tratamentos que salvam vidas e que eram inimagináveis há apenas alguns anos.”

IA será usada para outros procedimentos

A BrainBridge também tem planos de utilizar robôs cirúrgicos e inteligência artificial para reconstruir completamente as características faciais, permitindo o pleno funcionamento dos músculos faciais.

“O processo emprega sistemas robóticos avançados de alta velocidade para prevenir a degradação das células cerebrais e garantir compatibilidade perfeita. Todo o procedimento é guiado por imagens de nível molecular em tempo real e algoritmos de IA para facilitar a reconexão precisa da medula espinhal, nervos e vasos sanguíneos.”

Empresa quer realizar procedimento em breve

A BrainBridge anunciou que planeja realizar o primeiro procedimento em um prazo de oito anos. A empresa explicou que está divulgando o procedimento com bastante antecedência, visando atrair os melhores cientistas para o projeto.

Os transplantes de cabeça representam apenas o começo de suas ambições. Eles visam explorar e desenvolver ainda mais tecnologias inovadoras para avançar na medicina e na ciência. Com isso, a comunidade médica e científica cria uma alta expectativa.

Essa declaração indica que a empresa está comprometida em continuar buscando novas fronteiras e possibilidades para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

“A curto prazo, esperamos que o projeto resulte num avanço na reconstrução da medula espinal e no transplante de corpo inteiro, mas, a longo prazo, o projeto irá expandir-se para áreas que transformarão os cuidados de saúde como os conhecemos.”

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS