Saúde
Troque os malefícios do molho de tomate industrializado por esta deliciosa e prática receita caseira (Daniele)
A industrialização de alimentos, além de retirar componentes benéficos e naturais, adiciona substâncias que são maléficas a nossa saúde.
O molho de tomate é um ingrediente que compõe diversas receitas e, pela praticidade, pode-se dizer que é um dos alimentos processados mais procurados pelos consumidores.
Porém, é preciso ficar atento aos componentes que este ingrediente carrega. O processo de industrialização adiciona inúmeros elementos em quantidades que são prejudiciais à saúde. Sódio, açúcar, aromatizantes e conservantes são os principais que entram nessa mistura.
Foto: Shutterstock
Molho de tomate industrializado X molho de tomate caseiro
Enquanto uma colher de sopa de molho de tomate caseiro sem tempero possui apenas 2mg de sódio, o industrializado possui 120mg. Este é apenas um exemplo da discrepância na quantidade dos ingredientes adicionados no processo de industrialização.
O tomate auxilia na fixação de ferro no nosso organismo, possui diversas vitaminas, como A e B, fósforo, potássio, possui ação antioxidante e outros elementos que contribuem positivamente para o nosso organismo.
Ao levarmos o tomate a temperaturas elevadas, algumas dessas propriedades diminuem, mas nem por isso ele deixa de continuar sendo um alimento nutritivo. Porém no processo de industrialização, os ingredientes que são adicionados o tornam prejudicial à saúde.
O aromatizante utilizado, por exemplo, é o glutamato monossódico, que age como um neurotransmissor que pode ter como consequência agitação e aumento de estresse. Ou seja, não traz nenhum benefício o uso desse alimento.
Sem contar que fazer um molho de tomate caseiro não dá nenhum trabalho. Por isso, trouxemos uma receita prática para que você não tenha mais desculpas para comprar molho pronto.
Receita de molho de tomate
Ingredientes
1,5 kg de tomate maduro
1 cebola
1 dente de alho
1 pitada de açúcar
Sal a gosto
Temperos a gosto
Modo de preparo
Corte o tomate, a cebola e o alho. Adicione-os em uma panela de pressão com sal e açúcar e deixe cozinhar por 15 minutos. Desligue o fogo, espere sair a pressão e deixe esfriar. Coloque no liquidificador e bata até chegar a uma textura cremosa. Peneire o molho e retorne ao fogo para engrossar por, aproximadamente, 15 minutos. Deixe esfriar e congele em pequenas porções.

-
Finanças2 dias atrás
Posso perder meu imóvel se não pagar o IPTU? Veja o que acontece
-
Bancos20 horas atrás
Banco fecha 60 agências físicas: crise ou transformação no setor bancário?
-
Tecnologia2 dias atrás
4 comandos úteis da Alexa para facilitar sua rotina
-
Empresas2 dias atrás
Infracommerce conclui reestruturação
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual cidade mais gera emprego no Brasil? Veja também as áreas de maior demanda
-
Empresas2 dias atrás
Marfrig e BRF formalizam pedido de aprovação da fusão ao Cade
-
Empresas2 dias atrás
Novonor recebe proposta pela Braskem
-
Finanças1 dia atrás
Alguém ainda usa cheques? Saiba que fim levou essa forma de pagamento