Mundo
Túnel Espanha-Marrocos fica pronto em seis anos
Informação é do ministro Óscar Puente.
A Espanha pretende construir um túnel que deverá ligar o país europeu ao Marrocos, país do norte da África. De acordo com o ministro dos Transportes espanhol, Óscar Puente, o empreendimento deverá ficar pronto até 2030.
Segundo ele, o projeto consiste em dois túneis adjacentes, com cerca de 39 quilômetros de extensão, que atravessarão o estreito de Gibraltar. Inspirados no Eurotúnel, que conecta a Grã-Bretanha ao continente europeu, esses túneis ligarão as cidades de Punta Palomas, na Espanha, e Punta Malabata, em Marrocos.
Com um prazo de construção estimado em três anos, as obras podem começar já em 2025, a tempo do início operacional dos túneis para a Copa do Mundo de 2030, organizada em conjunto por Portugal, Espanha e Marrocos, e que incluirá três jogos no continente sul-americano.
O custo inicial é estimado em cerca de 30 milhões de dólares, aproximadamente 27,6 milhões de euros, em parte financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) espanhol.
Túnel Espanha-Marrocos
De acordo com agências internacionais, esta não é a primeira vez que se discute a possibilidade de construir uma conexão entre os dois continentes. Desde os anos 1980, essa ideia é mencionada, e em 2008, um projeto foi apresentado à União Europeia com o objetivo de sua realização.
No entanto, as incertezas sobre a viabilidade do projeto, visto por muitos como utópico, frearam os esforços dos líderes dos dois países até o momento. Anteriormente, cogitou-se a construção de uma ponte no mesmo local, ideia descartada devido aos impactos ambientais e ao maior risco de acidentes envolvendo embarcações.
Trens-Bala
Uma reportagem da Folha de S.Paulo informa que nos últimos três anos a Espanha aumentou quatro vezes sua oferta de trens de alta velocidade, capazes de alcançar até 310 km/h, consolidando sua liderança no setor de transporte ferroviário na Europa.
Desde 2021, quando a União Europeia aprovou um pacote ferroviário que exigia a abertura dos mercados nacionais à competição, três novas empresas de trens de alta velocidade entraram em cena, juntando-se à veterana Renfe AVE (Alta Velocidade Espanhola).
(Com Agências Internaiconais).
![](https://capitalist.com.br/wp-content/uploads/2020/06/capitalist-logo-top.png)
-
Finanças2 dias atrás
R$ 1.800 na conta de quem tem ESTA moeda de 50 centavos: veja como identificar
-
Tecnologia2 dias atrás
Evite esses 5 hábitos que detonam a bateria do seu celular
-
Cotidiano1 dia atrás
Especialistas afirmam que o dinheiro de papel pode acabar em 10 anos
-
Moedas2 dias atrás
Qual é a moeda mais antiga ainda em uso?
-
Empresas2 dias atrás
Americanas: Justiça homologa deliberações sobre plano de recuperação judicial
-
Bancos2 dias atrás
Banco Inter conclui aquisição da Granito
-
Empresas2 dias atrás
CSN e Intercement chegam a acordo
-
Empresas2 dias atrás
Santander Brasil reporta lucro 44,3% maior no 2TRI24