Conecte-se conosco

Agronegócio

Um cafezinho, por favor: saiba quais são os benefícios dessa bebida!

Conheça algumas curiosidades e as vantagens do consumo dessa que é considerada uma das bebidas mais populares do mundo!

Publicado

em

O café é uma bebida produzida a partir da torrefação das sementes do fruto do cafeeiro, uma planta com cerca de 100 espécies conhecidas. Dentre suas principais propriedades, temos que o café é constituído vitaminas, minerais, dentre magnésio, cálcio, sódio e, principalmente, potássio e cafeína, que é um composto alcalóide xantina. O tradicional café é hoje uma das bebidas mais populares e consumidas no mundo, e está disponível em diferentes formas, desde bebidas geladas, preparados prontos, suplementos alimentares e medicamentos.

Benefícios do café para a saúde

  1. Aumenta a sensação de bem-estar

O consumo do café faz o corpo liberar betaendorfinas. Assim, o uso da substância gera excitação, desencadeia estado de alerta (vigilância), melhora o humor, a memória, além do aumento da sensação de bem-estar.

  1. Tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias

A cafeína apresenta ações antioxidantes e anti-inflamatórias, interferindo no estado redox e inflamatório celular de forma dose-dependente.

  1. Reduz doenças crônicas

A ação mais pronunciada da cafeína é reconhecida no sistema nervoso central, mas atua também em tecidos periféricos como coração. Nesse sentido, o consumo de café está associado com a redução da incidência de uma variedade de doenças crônicas.

  1. Auxilia na atividade esportiva

Suas ações proporcionam melhora do desempenho físico, especialmente em exercícios de resistência e de alta intensidade.

Curiosidades

  • Em doses elevadas, o café pode ocasionar problemas na saúde do coração, como arritmias cardíacas, fibrilação atrial, aumento da pressão arterial, nervosismo, tremores e agitação; além de insônia, desconfortos gastrointestinais, dentre outras;
  • A cafeína está presente em diversos produtos alimentícios como os refrigerantes a base de cola, chás gelados e suplementos esportivos;
  • O café é amplamente consumido em todo o mundo, com mais de um bilhão de xícaras ingeridas ao dia;
  • A quantidade de cafeína contida em uma xícara de café pode variar bastante, a depender da origem do café ou da composição da mescla.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS