Agronegócio
Uma fruta, muitas sensações: conheça a fruta-milagrosa e experimente algo novo
Fruta-milagrosa quando consumida, altera o paladar por alguns momentos e muda azedo e amargo para doce.
A fruta-milagrosa, também conhecida como Synsepalum dulcificum, é uma fruta originária da África Ocidental que vem ganhando popularidade por seu efeito único: quando consumida, faz com que alimentos ácidos e amargos tenham um sabor doce e agradável.
A mudança de sabor acontece quando alguém consome a fruta-milagrosa e depois come outro alimento, mas o sabor do que vem em seguida da fruta-milagrosa fica totalmente adocicado. Esse espécie é pequena, com um tom avermelhado quase roxo, semelhante a uma cereja.
Quando ingerida, a fruta libera uma proteína chamada miraculina, a qual se conecta com os receptores de sabores na região da língua. Dessa forma, os sabores que deveriam estar com sabor amargo ou azedo ficam alterados para doce. Essa alteração no paladar dura de 30 minutos até 2 horas.
Em Gana, os nativos usam a fruta como uma espécie de adoçante para suas bebidas mais azedas. Pesquisadores consideram que o alimento pode substituir produtos como açúcar por causa de seu baixo teor calórico.
Além disso, a fruta-milagrosa é rica em antioxidantes, vitamina C e potássio. Por conta dessas propriedades, tem sido estudado por seu potencial uso em dietas para diabéticos e como ingrediente em alimentos e bebidas com baixo teor de açúcar.
Conheça os benefícios da fruta-milagrosa
- Ajuda a controlar o açúcar no sangue: contém compostos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Por isso, pode ser útil para pessoas com diabetes.
- Ajuda na perda de peso: pouco calórica, é uma ótima fonte de fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir a ingestão calórica total e, consequentemente, contribuir para a perda de peso.
- Melhora a digestão: contém enzimas que ajudam a quebrar os alimentos e melhorar a digestão.
- Fortalece o sistema imunológico: rica em antioxidantes e vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes