Agronegócio
Uma fruta, muitas sensações: conheça a fruta-milagrosa e experimente algo novo
Fruta-milagrosa quando consumida, altera o paladar por alguns momentos e muda azedo e amargo para doce.
A fruta-milagrosa, também conhecida como Synsepalum dulcificum, é uma fruta originária da África Ocidental que vem ganhando popularidade por seu efeito único: quando consumida, faz com que alimentos ácidos e amargos tenham um sabor doce e agradável.
A mudança de sabor acontece quando alguém consome a fruta-milagrosa e depois come outro alimento, mas o sabor do que vem em seguida da fruta-milagrosa fica totalmente adocicado. Esse espécie é pequena, com um tom avermelhado quase roxo, semelhante a uma cereja.
Imagem: shutterstock
Quando ingerida, a fruta libera uma proteína chamada miraculina, a qual se conecta com os receptores de sabores na região da língua. Dessa forma, os sabores que deveriam estar com sabor amargo ou azedo ficam alterados para doce. Essa alteração no paladar dura de 30 minutos até 2 horas.
Em Gana, os nativos usam a fruta como uma espécie de adoçante para suas bebidas mais azedas. Pesquisadores consideram que o alimento pode substituir produtos como açúcar por causa de seu baixo teor calórico.
Além disso, a fruta-milagrosa é rica em antioxidantes, vitamina C e potássio. Por conta dessas propriedades, tem sido estudado por seu potencial uso em dietas para diabéticos e como ingrediente em alimentos e bebidas com baixo teor de açúcar.
Conheça os benefícios da fruta-milagrosa
- Ajuda a controlar o açúcar no sangue: contém compostos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Por isso, pode ser útil para pessoas com diabetes.
- Ajuda na perda de peso: pouco calórica, é uma ótima fonte de fibras, que ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir a ingestão calórica total e, consequentemente, contribuir para a perda de peso.
- Melhora a digestão: contém enzimas que ajudam a quebrar os alimentos e melhorar a digestão.
- Fortalece o sistema imunológico: rica em antioxidantes e vitamina C, que ajudam a combater os radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.

-
Mundo1 dia atrás
Três cidades brasileiras estão entre as 10 mais perigosas do mundo
-
Loterias2 dias atrás
Homem ganha na loteria 6 vezes e revela estratégia para vencer
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Salários em dólar e pouca despesa: por que brasileiros escolhem trabalhar em cruzeiros?
-
Economia1 dia atrás
78 anos: nova possível idade mínima para aposentadoria assusta trabalhadores
-
Mundo2 dias atrás
10 países mais vulneráveis a desastres naturais — e a posição do Brasil
-
Saúde1 dia atrás
Até que horas posso beber café sem comprometer o sono? Veja recomendação
-
MEI2 dias atrás
Limite de faturamento do MEI mudou? Cuidado para não ultrapassar!
-
Agronegócio1 dia atrás
Aprenda a cultivar alho em casa e colha temperos frescos o ano todo