Mercado de Trabalho
Uma mudança para a classe médica: piso salarial pode virar realidade
Texto da proposta está sendo analisada pelo Senado e conta com o apoio de entidade médica respeitada
Com as recentes polêmicas sobre os pagamentos referentes ao Piso da Enfermagem, mais uma categoria de trabalhadores da saúde pode receber uma nova base para remuneração. Estamos falando dos médicos, esses profissionais tão vitais para a sociedade.
Segundo informações oficiais divulgadas, o Senado está analisando o PL (Projeto de Lei) 1365/2022 que pode regularizar isso em todo o território nacional. A proposta é de autoria da senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB) e aletra uma lei oriunda de 1961.
Para a jornada de trabalho de 20 horas na semana, os profissionais irão receber uma remuneração de, no mínimo, R$ 10.991,19. Por sua vez, as atividades noturnas ganharão pagamentos superiores às diurnas, havendo um acréscimo de 50% ao menos, sobre a hora do dia.
Médicos mostram apoio à causa
A Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética) se mostrou solidária e está apoiando os médicos, para que, enfim, eles possam ganhar um novo piso salarial. A entidade, inclusive, se pronunciou oficialmente e deu uma declaração a esse respeito.
“A exemplo do piso salarial dos enfermeiros, a Anadem acompanha de perto a tramitação deste Projeto que é uma resposta à necessidade de valorização da categoria e busca garantir remunerações justas e adequadas aos profissionais que desempenham um papel fundamental na saúde da população”, afirmou o presidente da organização, Raul Canal, para o Portal Justiça em Foco.
Por fim, a proposta da senadora também deseja que os cirurgiões dentistas recebam o mesmo piso salarial destinado aos médicos. Por hora, o Projeto de Lei continua seguindo os trâmites básicos dentro do Senado Federal e aguarda o parecer da relatoria, para então seguir adiante. Não há uma data definida para que ele seja enfim aprovado!
Lembrando que, no caso dos enfermeiros, a situação infelizmente arrastou-se até ser finalmente resolvida. Tal demora se deveu, em partes, à troca de gestão por conta das eleições e também aos efeitos do pós-pandemia, que deixaram as finanças públicas em uma situação bastante delicada.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp