Conecte-se conosco

Saúde

Vacina Astrazeneca chega as clínicas particulares com valor de 350,00 reais

Foi anunciado nesta segunda-feira (30) que as doses da vacina AstraZeneca contra a covid-19 já está liberada para a rede privada nas clínicas do país.

Publicado

em

Conforme a previsão da Associação Brasileira de Clinícas de Vacinas, já há 2 milhões de doses do imunizante. Foi anunciado na última segunda-feira (30) que as doses da vacina AstraZeneca contra a COVID-19 já está liberada para a rede privada nas clínicas do país.

Leia mais: Justiça impõe liminar que ordena Havan afastar funcionários não vacinados

A medida para as vacinas ocorreram depois do fim da emergência na saúde pública, que impossibilitava a oferta da vacina imunizante para a saúde privada. Após ser amenizada a emergência na saúde pública, foram liberadas mais de 2 milhões de doses para faturamento.

‘‘Isso começou semana passada. Então algumas clínicas começaram a receber esta semana’’ diz Geraldo Barbosa, presidente da ABCVAC.

Geraldo informa que a vacina tem o mesmo efeito da disponibilizada na rede pública (FIOCRUZ). Porém, a versão disponibilizada na rede privada é importada diretamente da fábrica britânica.

O preço estimado da vacina varia entre R$300 e R$350 reais, justamente por ela ser direto da fábrica. No cálculo estimado, já estão incluídos os custos com a logística, o armazenamento e a variação por região.

O frasco da vacina após aberto, tem um prazo de 48 horas de validade. Para poder ser feito o uso da vacina, é recomendado que cada paciente entre em contato com a sua clínica de confiança para ter informações e fazer um agendamento conforme a disponibilidade de doses.

Segundo a ABCVAC, a ideia era que a vacina não fosse de busca espontânea. Antes de o paciente ser medicado com a vacina, as clínicas de saúde devem checar quantas doses o mesmo já tomou e deixar o paciente com as devidas orientações.

‘‘A gente espera agora que os outros fabricantes cheguem. Temos públicos-alvos que nos interessam muito agora, como crianças de 6 meses até 18 anos de idade (que essa vacina da AstraZeneca não contempla’’, detalha Barbosa.

Foi informado pela associação que nenhuma outra fabricante disponibilizou para o setor privado.

Estamos com uma cobertura muito aquém da estipulada pelo governo, então independente se a pessoa vai utilizar o serviço público ou privado que façam a vacina […] A responsabilidade de manter o esquema vacinal é uma atitude individual, mas faz parte da vida em sociedade e do coletivo’’, acrescenta.

As primeiras doses devem ser entregues ainda em maio. Em nota ao g1, AstraZeneca disse que possui negociações avançadas com empresas do setor privado, incluindo a ABCVAC para a disponibilização da vacina.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS