Conecte-se conosco

Agronegócio

Vai plantar batata! Aprenda a cultivar a espécie doce do tubérculo em casa

Rica em nutrientes, a batata-doce é indispensável na nossa alimentação. Saiba como cultivar o tubérculo em casa!

Publicado

em

Originária da América Latina, a batata-doce é um tubérculo pertencente à espécie Ipomea batatas, muito consumida no Brasil. Também conhecida como jatica, jetica, batata-da-ilha ou batata-da-terra, a batata-doce faz parte da rotina daqueles que visam uma alimentação saudável e nutritiva.

O tubérculo é utilizado em dietas de emagrecimento e para a redução de colesterol, sendo rico em potássio, fósforo, fibras e proteínas. Além disso, por ter um baixo índice glicêmico, o consumo da batata-doce garante a saciedade por mais tempo.

Mas você sabia que dá para cultivar essa espécie em casa e livre de substâncias químicas prejudiciais? Pensando nisso, hoje vamos mostrar como realizar o seu próprio cultivo de batata-doce em casa de um jeito simples e prático, para que você desfrute de todos os benefícios desse tubérculo. Confira!

Saiba como plantar batata-doce em vasos

  • O primeiro passo para iniciar o plantio da batata-doce é escolher um vaso com, no mínimo, 30cm de profundidade. Depois, basta escolher uma batata para o plantio. O ideal é que ela seja mais velha, para germinar com mais facilidade;
  • Feito isso, corte as extremidades da batata e coloque em um copo com água. É importante trocar essa água de dois em dois dias. Deixe descansar por uma semana, logo depois, os primeiros brotos e raízes irão surgir;
  • Deixe a batata germinar por duas semanas. Depois, pegue seu vaso e acrescente uma camada de palha no fundo do recipiente. Em seguida, misture 80% de terra, 20% de areia e adubo. Faça camada com esses ingredientes;
  • Deixe a terra fofa, faça um buraco e coloque a muda de batata-doce. Por fim, é só regar e em torno de 150 a 200 dias, você poderá realizar a colheita.

Detalhes para o plantio de batata-doce

A batata-doce não existe muitos cuidados, pois é uma planta resistente e vigorosa. Entretanto, é sempre bom tomar alguns cuidados na hora do cultivo para que ela cresça de maneira saudável.

Luminosidade

Para cultivar a batata-doce, é importante que ela seja exposta a luz solar direta.

Solo

Já em relação ao tipo de solo, o mais leve é o ideal, pois favorece a oxigenação da espécie e a progressão de suas raízes.

Rega

Ao fazer a rega, deixe o solo sempre úmido, mas nunca encharcado, para não causar o apodrecimento das raízes.

Colheita

É importante que o plantio seja feito durantes os meses quentes. Ele pode levar entre 3 e 4 meses e a colheita também deve ser realizada nas épocas de calor.

Agora que você sabe como cultivar batata-doce da maneira correta, que tal iniciar o seu próprio plantio e desfrutar de todos os benefícios desse tubérculo?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS