Conecte-se conosco

Mundo

Vai viajar para a Itália? Conheça 6 costumes dos italianos que você pode estranhar

Brasileiros se deparam com hábitos distintos ao visitar a Itália.

Publicado

em

Embora Brasil e Itália compartilhem laços históricos e culturais, a rotina dos italianos costuma surpreender os brasileiros que visitam o país europeu. Costumes locais revelam particularidades que vão desde a maneira de se vestir até tradições alimentares.

O intercâmbio entre as nações nem sempre traduz semelhanças em hábitos diários. Na Itália, por exemplo, a forma de consumo de uma iguaria comum, como a pizza, destoa da prática popular no Brasil, além dos estilos de vida e da etiqueta em restaurantes, que também surpreendem.

Itália: 6 costumes que brasileiros podem estranhar

Explorar as diferenças culturais entre o Brasil e a Itália vai enriquecer a experiência de viagem, por oferecer novas perspectivas sobre as atividades cotidianas no país europeu.

A seguir, detalhamos algumas peculiaridades relatadas por brasileiros que se aventuraram pelo território italiano.

1. Cabelo molhado: um tabu

Sair com o cabelo molhado é malvisto na Itália. Essa prática tende a ser interpretada como falta de cuidado pessoal, além de ser desencorajada por questões de saúde, como evitar resfriados.

Andar com o cabelo molhado em público não parece ser algo bem-aceito – Imagem: Nate Johnston/Unsplash

2. Cappuccino: hora certa para consumir

Para os italianos, o cappuccino é uma bebida exclusiva para o café da manhã. Pedir um após o almoço é considerado inadequado e causa espanto entre os locais, o que reforça as regras rígidas acerca das tradições alimentares.

3. Etiqueta ao chegar

Nos restaurantes italianos, é comum aguardar na recepção para ser direcionado a uma mesa, algo diferente do hábito brasileiro de escolher livremente um lugar para sentar.

4. Pizza: uma experiência individual

Enquanto no Brasil a pizza é frequentemente compartilhada, na Itália, cada pessoa costuma pedir uma porção individual. O costume, especialmente em Nápoles, oferece uma experiência culinária personalizada e distinta da tradição brasileira.

Pizzas não são consumidas em grupo no país europeu – Imagem: Igorovsyannykov/Pixabay

5. Roupa de academia tem hora e lugar

Na Itália, é raro ver pessoas caminhando pelas ruas com roupas de ginástica. Trocar de roupa após o treino é uma norma social, o que evidencia um cuidado com a aparência fora do ambiente esportivo.

6. Um café da manhã doce

Ao contrário do desjejum típico no Brasil, os italianos preferem começar o dia com um café preto ou cappuccino acompanhados de um cornetto. Pães e quitutes salgados são ausentes, assim é mais comum a preferência por sabores doces logo pela manhã.

Em conclusão, visitar a Itália oferece aos brasileiros uma oportunidade de se imergir em uma cultura rica e distinta. Ao entender essas diferenças, os viajantes conseguem apreciar as nuances da vida italiana, o que vai transformar a viagem em uma experiência enriquecedora e educativa.

Olá, sou John Monteiro, guitarrista e jornalista. Nascido no ano da última Constituição escrita, criado na periferia da capital paulista. Fã de história e política, astronomia, literatura e filosofia. Curto muita música, no conforto da minha preguiça, frequento mais palavras que livrarias.

Publicidade

MAIS ACESSADAS