Tecnologia
Google anuncia recursos de Inteligência Artificial no Gmail, Docs e outros
A gigante do setor de tecnologia tenta se antecipar aos concorrentes e anuncia a integração de inteligência artificial em seus aplicativos
O Google não quis perder tempo, diante da corrida do mercado de tecnologia para se adequar às novas tendências, por isso, nessa terça-feira (14), já anunciou o uso de recursos de inteligência artificial em vários aplicativos da empresa.
Google Docs, Gmail, Planilhas (Sheets) e Apresentações (Slides) terão mecanismos de IA integrados às suas funções, conforme o comunicado feito pela companhia, que é uma das gigantes do setor.
Os recursos adotados incluem novos jeitos de gerar, resumir e até debater um texto criado com IA no Google Docs. Será um formato similar ao do ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI.
Da mesma forma, será possível gerar e-mails no Gmail e produzir mídias, como imagens, áudios e vídeos por IA para ilustrar os slides de apresentações diversas.
Como irá funcionar?
Em primeiro momento, segundo o Google, a ferramenta de escrita por IA no Docs e Gmail será disponibilizada para um grupo de “testadores”, o que deve ocorrer ainda este mês, nos EUA.
O formato será o mesmo aplicado pelo Bard, que é o chatbot da empresa, rival direto do ChatGPT. Os recursos dele e as novas ferramentas de redação foram os grandes destaques do anúncio.
Pelo vídeo de divulgação para explicar as novidades — intitulado “A new era for AI and Google Workspace” — é possível notar que será criado um balão chamado “Ajude-me a escrever”.
Quando esse espaço for acionado, o usuário poderá inserir uma solicitação e a inteligência artificial concluirá o pedido, rapidamente, permitindo em seguida que a pessoa edite e refine o texto manualmente.
Produção de e-mails
Em outra demonstração do anúncio, o Google explicou como a IA será utilizada para escrever e-mails de maneira personalizada. Basicamente, ela transformará tópicos curtos em uma mensagem completa.
“Basta digitar um tópico sobre o qual você gostaria de escrever e um rascunho será gerado instantaneamente para você. Com seu parceiro de IA colaborativa, você pode continuar refinando e editando e obtendo mais sugestões conforme o necessário“, informa o texto do comunicado enviado à imprensa.
A previsão é que as novas possibilidades geradas pela integração de inteligência artificial aos aplicativos do Google estejam disponíveis para todos os usuários até o final de 2023.
Corrida contra os concorrentes
Essas novidades do Google veio para reforçar um sentimento generalizado entre as chamadas “big techs”. O avanço no desenvolvimento de IAs e o burburinho gerado pela chegada do ChatGPT colocou todas em posição de corrida.
Sem querer ficar para trás, especialmente depois do lançamento do novo Bing pela Microsoft ocorrido em fevereiro, o Google tem se esforçado para lançar recursos semelhantes e se colocar de igual para igual no desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial.
Informações de bastidores dão conta de que a Microsoft também está criando recursos similares aos desenvolvidos pelo Google para aplicar em seu pacote de aplicativos do Office, incluindo Word e Outlook.
A empresa anunciou um evento para detalhar os planos futuros, que deverá ocorrer nesta quinta-feira (16).

-
Tecnologia1 dia atrás
Advogado usa IA para inventar leis, engana a Justiça e se dá mal
-
Finanças2 dias atrás
Você pode ter grana esquecida no FGTS e nem sabe! Veja como consultar
-
Tecnologia1 dia atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Fundos Imobiliários - FII's1 dia atrás
Mercado de FIIs encerra semestre com alta de até 53; confira as principais altas e baixas
-
Economia2 dias atrás
INSS ressarce segurados após desconto indevido; quando os próximos lotes serão pagos?
-
Finanças1 dia atrás
Revelamos o outlet menos divulgado e mais barato para fazer suas compras na Flórida
-
Bancos10 horas atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados