Conecte-se conosco

Tecnologia

Entenda as razões pelas quais o WhatsApp tem banido usuários recentemente

Empresa decide fechar o cerco contra quem descumpre regra específica. Aplicativo tem mais de 2 bilhões de usuários ativos ao redor do mundo

Publicado

em

A Meta, companhia proprietária do WhatsApp, decidiu adotar uma política de banimento de usuários que tem surpreendido algumas pessoas.

O aplicativo de envio e recebimento de mensagens está cancelando, temporariamente, os perfis que utilizam aplicativos não oficiais, como o WhatsApp Plus e o WhatsApp GB.

Esses dois modelos modificados são comumente utilizados por usuários que desejam ter mais de uma conta ativada no mesmo aparelho celular.

A punição inicial é de 1 hora e as pessoas são informadas que a medida foi tomada após violação dos termos de serviço da empresa.

Segurança prejudicada

A Meta decidiu fechar o cerco contra essa prática como modo de desencorajá-la, pois prejudica a segurança do usuário, colocando a privacidade dele em risco.

Apesar de a punição inicial ter um caráter mais educativo, a pessoa poderá ser banida de forma permanente, caso insista na prática de uso dos modelos não oficiais.

Até então, a empresa não confirmou se adotará medidas mais drásticas, mas usuários já relatam, desde 2022, a perda total do acesso às contas na plataforma original após terem sido descobertos.

Problemas

Além dos riscos de segurança, o uso desses aplicativos também pode trazer problemas de compatibilidade e funcionamento.

Tais versões do WhatsApp não passam pelas mesmas atualizações e testes que o aplicativo oficial, por isso, podem ocorrer erros, falhas e bugs que prejudicam a experiência do usuário.

Diante disso, a empresa alerta para a importância do respeito aos termos de serviço da plataforma e uso, somente, da versão oficial.

Em caso de necessidade de utilização de mais de uma conta no mesmo dispositivo, é possível fazê-lo por meio do recurso “Conta Duplicada“, disponível no aplicativo original.

Sobre o WhatsApp

O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários ativos, em mais de 180 países. Hoje, é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo.

O mensageiro foi criado em 2009 por dois ex-funcionários do Yahoo e adquirido pelo Facebook, em 2014. Tornou-se ferramenta imprescindível nas rotinas de trabalho.

Além da possibilidade de mensagens de texto, áudio e vídeo, o WhatsApp ainda permite fazer chamadas de voz e vídeo.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS