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Automobilística

Veja quanto os 7 carros mais econômicos do Brasil gastam de gasolina por ano

Levantamento aponta qual é o gasto médio dos brasileiros em condições comuns em todo o país. As informações levam em conta preço atualizado da gasolina.

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Na hora de procurar por carro novo mais em conta, a dúvida fica entre duas opções no Brasil. O Fiat Mobi e o Renault Kwid são os mais baratos entre os 0 km de entrada no país. A versão básica de cada um deles fica perto dos R$ 50 mil. Porém, para levar um pouco mais de conforto, é bom se preparar para chegar perto dos R$ 70 mil.

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Aliás, se hoje o carro popular tivesse um preço específico, certamente ele ficaria perto disso. Gastar menos de R$ 60 mil não é tarefa fácil para quem quer um veículo novo de fábrica. Porém, existem outros cálculos que devem ser feitos para saber quando realmente custa um carro popular.

Quanto custa ter um carro popular?

Para analisar o real custo de um veículo barato, vamos imaginar os mais em conta do mercado. Como exposto acima, o valor fica na casa dos R$ 50 mil. Com esse dinheiro dá para encontrar boas opções em usados populares também.

Porém, é importante lembrar que será preciso pagar um seguro, na casa dos R$ 2 mil. Esse valor pode variar imensamente a depende da região onde o carro está localizado. Fora isso, também existem taxas como IPVA e licenciamento. Só esses fatores somam gastos anuais na ordem dos R$ R$ 4 mil ou mais.

Se colocar as manutenções preventivas e imprevistos que ocorrem no meio do caminho, o preço sobre mais ainda. Porém, estas questões são mais especificas e variam de acordo com cada proprietário.

Combustível

Contudo, um gasto inevitável está no abastecimento. De acordo com um levantamento da KBB, o brasileiro gasta em média R$ 5 mil por ano abastecendo. Isso se dá levando em conta os 7 carros mais econômicos do mercado.

Além disso, o valor leva em consideração uma rodagem média de até 12 mil km por ano. Muitos brasileiros rodam bem mais do que isso anualmente. Para o cálculo, foi considerado o preço médio de R$ 6,26 na gasolina e R$ 4,82 no etanol.

Quanto gastam os 7 carros mais econômicos:

1 – Hyundai HB20 – R$ 5,3 mil por ano;

2 – Chevrolet Onix – R$ 5,6 mil por ano;

3 – Fiat Argo – R$ 5,6 mil por ano;

4 – Fiat Mobi – R$ 5,6 mil por ano;

5 – Hyundai HB20S – R$ 5,6 mil por ano

6 – HB20S Turbo – R$ 5,4 mil por ano

7 – Chevrolet Onix Plus – R$ 5,3 mil por ano

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Automobilística

Adicionar Kit Gás no veículo pode reduzir os custos com IPVA?

Conversão de automóveis para o Gás Natural Veicular (GNV) tem se tornando um processo cada vez mais comum no país.

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Em meio a um cenário de altos preços do etanol e da gasolina, o Gás Natural Veicular (GNV) tem sido uma solução cada vez mais buscada pelos brasileiros. O automóvel pode passar a rodar com esse tipo de combustível após uma conversão usando o chamado Kit Gás.

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Além de gastar menos com combustível, o proprietário ainda pode conseguir uma redução no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Essa possibilidade varia conforme o estado em que o veículo foi emplacado, já que o tributo é de competência estadual.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o dono do carro que faz a conversão com o Kit Gás começa a pagar uma alíquota de 1,5% de IPVA. A cobrança para os demais fluminenses é de 4% sobre o valor médio do veículo.

Antes de optar pela mudança, é necessário passar por uma vistoria feita pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Efeitos da conversão para GNV

Embora de fato a mudança para o GNV traga bastante vantagens para o bolso, já que o produto pode custar até metade do preço do etanol e da gasolina, nem tudo são flores. Antes de optar pela conversão, o proprietário precisa conhecer e analisar algumas particularidades.

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Por conta do aumento da demanda, os preços do gás natural têm apresentado altas consecutivas. O Kit de 60 litros, da 5ª geração, já é vendido cerca de R$ 1 mil acima do seu preço habitual. Sendo assim, o primeiro passo é ter certeza de que você pode custear a conversão sem entrar em uma dívida.

Outra questão é o desempenho do carro, que pode cair um pouco após a instalação. Em geral, automóveis flex ou a etanol não sofrem tanto impacto.

Também é importante verificar a taxa mínima de compressão do motor do carro com antecedência. A recomendação é que ela seja de, no mínimo, 13:1.

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Automobilística

99 oferece kit para conversão de GNV aos motoristas parceiros

Empresa diz que economia de combustível pode atingir até R$ 1.5 mil ao mês. Projeto piloto vai contemplar 100 motoristas, inicialmente. Inscrições estão abertas.

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A plataforma de transporte por aplicativo 99 criou um programa para ajudar os motoristas a economizarem. Diante dos altos preços de combustíveis, uma das soluções é instalar o kit de conversão a gás. O Gás Natural Veicular (GNV) pode auxiliar diversos motoristas na questão da economia. Por isso, a 99 iniciou um projeto pilote de aluguel de kit para conversão de GNV.

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Economia

Segundo a 99, a instalação do kit tem potencial para gerar economia de quase R$ 1.5 mil. Claro que os valores variam de acordo com cada modelo de automóvel. O GNV rende mais que a gasolina e o etanol em diversos modelos de carros.

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) chegou a fornecer uma estimativa desta economia. De acordo com o órgão, cada km rodado custa R$ 0,32, em média, com o GNV. O valor foi calculado em cima do preço de R$ 4,25 o m³ do gás nos postos. Se rodar com gasolina a R$ 6,64 o litro, o valor sobe para R$ 0,66 o km rodado.

Não é à toa que o número de solicitações para conversão para GNV aumentou 102% em São Paulo. Os dados são referentes a 2021 e foram fornecidos pelo Detran-SP. Ao todo, o Departamento registrou 5.106 pedidos até outubro, contra 2.527 no mesmo período de 2020.

Aluguel de kit GNV

Inicialmente, a 99 vai fornecer 100 kits para motoristas do app na capital paulista. Contudo, se o projeto for bem sucedido, a proposta será implementada em outras cidades a partir de 2022.

“Nós estamos testando diversas alternativas para lidar com a crise da alta nos combustíveis. Na 99, acreditamos em construir soluções junto aos nossos parceiros e, por isso, vamos testar a viabilidade do projeto em colaboração com nossos motoristas. Esperamos que a iniciativa traga benefícios reais, com economia e vantagens para quem dirige pela plataforma”. Esta foi a fala de Livia Pozzi, diretora de operações e produtos da 99, em nota.

Como participar

O motorista que tiver interesse em participar do projeto deve se inscrever online (https://99app.com/kit-gas/). O Kit a gás será instalado em uma oficina credenciada e formalizada junto ao Detran.

Os 50 primeiros voluntários ganharão um voucher de R$ 200 para abastecer o cilindro de GNV. A média do valor de cada abastecimento gira em torno de R$ 40.

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Fora de linha: Carros da Ford valorizaram ou não em 2021?

Lista traz modelos do Ford Ecosport e do Ford Ka retirados de linha e a variação de valores de cada uma. Descubra qual ficou mais caro.

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Ford

Em 2021 os veículos usados valorizaram como raramente se viu acontecer em outro momento histórico. A crise dos semicondutores afetou o mercado de automóveis novos em todo o mundo. Com a queda na produção, o mercado de usados e seminovos ficou superaquecido. Com isso, a valorização dos preços chegou a uma média de quase 10% de alta, segundo a KBB.

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Diante disso, uma das dúvidas que surge é se essa valorização também atingiu os carros retirados de linha. Para isso, vale a pena analisar alguns dos modelos da Ford populares que foram encerrados. O Ecosport e os modelos do Ka hatch e sedã estão listados abaixo. É possível conferir os preços praticados em fevereiro e em novembro para se ter uma boa comparação.

Confira a valorização ou desvalorização do Ford Ka e do Ecosport:

Os dados abaixo são referentes aos modelos 2021 de cada uma das versões listadas.

Ford Ka

S 1.0 12V

Fevereiro de 2021: R$ 50.730,00;

Novembro de 2021: R$ 49.662,00;

Variação: -2,11.

SE 1.0 12V

Fevereiro de 2021: R$ 51.739,00;

Novembro de 2021: R$ 50.990,00;

Variação: -1,45.

SE PLUS 1.0 12V

Fevereiro de 2021: R$ 55.923,00;

Novembro de 2021: R$ 54.240,00;

Variação: -3,01.

SE PLUS 1.5 12V AT

Fevereiro de 2021: R$ 66.112,00;

Novembro de 2021: R$ 65.320,00;

Variação: -1,20.

FREESTYLE 1.5 12V AT

Fevereiro de 2021: R$ 68.640,00;

Novembro de 2021: R$ 66.017,00;

Variação: -3,82.

Ford Ka Sedan

SEDAN SE 1.0 12V

Fevereiro de 2021: R$ 50.990,00;

Novembro de 2021: R$ 54.990,00;

Variação: 7,84%.

SEDAN SE PLUS 1.0 12V

Fevereiro de 2021: R$ 52.008,00;

Novembro de 2021: R$ 57.146,00;

Variação: 9,88%.

SEDAN SE 1.5 12V

Fevereiro de 2021: R$ 59.717,00;

Novembro de 2021: R$ 61.640,00;

Variação: 3,22%.

SEDAN SE PLUS 1.5 12V AT

Fevereiro de 2021: R$ 64.308,00;

Novembro de 2021: R$ 65.345,00;

Variação: 1,61.

SEDAN TITANIUM 1.5 12V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 70.748,00;

Novembro de 2021: R$ 75.211,00;

Variação: 6,31%.

Ford Ecosport

SE DIRECT PCD 1.5 12V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 66.490,00;

Novembro de 2021: R$ 68.966,00;

Variação: 3,72%.

SE 1.5 12V

Fevereiro de 2021: R$ 72.153,00;

Novembro de 2021: R$ 79.941,00;

Variação: 10,79%.

SE 1.5 12V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 82.269,00;

Novembro de 2021: R$ 83.691,00;

Variação: 1,73%.

FREESTYLE 1.5 12V

Fevereiro de 2021: R$ 82.814,00;

Novembro de 2021: R$ 85.876,00;

Variação: 3,70%.

TITANIUM PLUS 1.5 12V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 88.909,00;

Novembro de 2021: R$ 99.898,00;

Variação: 12,36%.

FREESTYLE 1.5 12V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 89.517,00;

Novembro de 2021: R$ 89.975,00;

Variação: 0,51%.

STORM 4WD 2.0 16V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 91.990,00;

Novembro de 2021: R$ 106.954,00;

Variação: 16,27%.

TITANIUM 1.5 12V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 97.741,00;

Novembro de 2021: R$ 98.517,00;

Variação: 0,79%.

TITANIUM 2.0 16V AT6

Fevereiro de 2021: R$ 98.885,00;

Novembro de 2021: R$ 103.361,00;

Variação: 4,53%.

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