Agronegócio
Vem aprender e fazer mudas de jabuticaba! Confira o passo a passo!
Tipicamente brasileira, a jabuticaba pode ser cultivada por meio de sementes ou estacas. Saiba como fazer o seu cultivo!
A jabuticaba é o fruto da jabuticabeira, árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica.
Além de saborosa, a jabuticaba possui características peculiares, já que cresce no tronco da árvore, ao contrário de outras frutas, dando um efeito belíssimo e muito ornamental à jabuticabeira.
Desse modo, a espécie pode ser cultivada em grandes vasos, já que não apresenta grande porte e além dos frutos, o aroma exalado pelas flores da planta é extremamente agradável.
Sendo assim, se você, assim como eu, é apaixonado pela espécie e pretende cultivar em casa, fique atento às principais dicas para obter sucesso no plantio e saiba como fazer boas mudas de jabuticaba. Confira!
Como fazer mudas com sementes
A jabuticabeira pode ser propagada por meio de sementes. Para isto, primeiramente, você deve retirar as sementes do fruto. Pegue algumas jabuticabas do tronco, preferencialmente as grandes e saudáveis e remova toda a polpa lavando bem o fruto, de modo que não fique nenhum resquício.
Deixe as sementes totalmente limpas secando em um papel toalha de um dia para o outro. Depois, plante as sementes em balainhos com terra, húmus e vermiculita. Coloque de duas a três sementes na terra e cubra com uma fina camada de substrato.
Regue de modo que a terra fique levemente úmida, nunca encharcada. O processo de germinação pode durar de semanas a meses. Portanto, tenha paciência. Coloque água sempre que a terra estiver seca. Com o tempo, quando a muda atingir porte maior, faça o transplante para um vaso ou para o solo.
Como fazer mudas com estacas
A propagação também pode ser feita com estacas, sendo, inclusive, muito mais rápida. Assim, escolha um galho troncudo para realizar a estaquia. Use uma tesoura de poda para fazer o corte. As estacas devem ter cerca de 30 cm.
Coloque enraizador na base da estaca e em seguida plante em um vasinho cheio de substrato rico em matéria orgânica. Lembre-se de que o vaso precisa ter orifícios de drenagem para o escoamento de água. Deixe em local bem iluminado e proteja do vento.
Mantenha o substrato úmido para facilitar o processo de enraizamento. Em geral, as estacas demoram meses para enraizar, então tenha paciência e comece o quanto antes. Assim que a muda estiver bem desenvolvida, plante-a no local definitivo e faça adubações periódicas para acelerar o processo de frutificação.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira16 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia11 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?